Como fazer a bateria do carro durar mais tempo

A bateria é uma das principais partes do automóvel. Ela é responsável por jogar a carga elétrica no sistema, ativando o motor e todo o sistema que depende dele. O crescente número de serviços elétricos nos carros, como vidros, sistema de som e vídeo, câmera de ré e sensores, demandam uma quantidade cada vez maior de energia. O mecânico Alexandre Lucas, do aplicativo GetNinjas, oferece algumas dicas de como cuidar e fazer a bateria durar mais tempo.

De acordo com Alexandre, os cuidados devem ser feitos ao longo de todo o ano. Em média uma bateria dura em torno de dois a três anos, e com o passar do tempo ela vai perdendo sua capacidade de reter energia elétrica.

Ele diz que quanto mais o carro andar, mais a bateria vai durar. “Se a bateria fica parada por muito tempo, ocorre o processo químico conhecido como sulfatação, que diminui a vida útil da peça”, comentou. É recomendável que o motor seja ligado uma vez por semana, durante, pelo menos, cinco minutos. 

É importante evitar o uso de equipamentos elétricos com o motor desligado porque, quando for dar partida, isso pode causar um desgaste desnecessário na bateria. “Sempre que estacionar, verifique se não deixou nada ligado antes de sair do veículo”, recomenda. Outro ponto importante é ter conhecimento sobre a capacidade suportada pela bateria e pelo alternador antes de instalar algum aparelho novo. “Exigir mais do que ela pode entregar diminui seu tempo de vida. Cuidado com aparelhos que não são originais”, complementou Alexandre.

O alternador, equipamento que serve para transformar energia mecânica em energia elétrica, é uma das peças mais importantes do carro. Por isso é tão relevante escolher um que tenha a mesma temperagem que a bateria do automóvel, evitando danos ao equipamento. Alexandre finaliza alertando para a necessidade das revisões pontuais e preventivas, a cada seis meses.

Fique de olho nas dicas:

– Coloque o carro para andar

– Atenção antes de dar partida

– Evite o uso de equipamentos elétricos enquanto o motor estiver desligado

– Conheça a capacidade da bateria

– Faça revisões preventivas

– Cuidado ao escolher o alternador (escolher o que tenha a mesma temperagem que a bateria do automóvel)



>Da Folha de PE 
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Quarta, 05 de Agosto de 2020 -13h33m)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>