Teste: Você sabe vender o seu peixe?

Vestir-se de forma adequada, evitar usar gírias e apresentar-se confiante são dicas comuns para quem tem entrevistas de emprego agendadas. Utilizar outras técnicas para aprimorar a imagem e melhorar o marketing pessoal, porém, pode ser um diferencial na hora de vender o próprio peixe. A corretora de seguros Rosineide Marques, 38, é uma das tantas pessoas que já buscou nas leituras dicas sobre como portar-se durante entrevistas. “Na minha época, procurava em revistas, me preocupava muito com isso”, explica. Hoje, ela já passou pela oportunidade de estar do outro lado da mesa, como entrevistadora, e lembra que boa parte das dicas ainda se aplica. “O que está dentro da cabeça da pessoa é o mais importante, mas a imagem passada na hora da entrevista é um diferencial”, conta.

 

Arte/DP (Arte/DP)
Arte/DP

 

Manter o foco na hora de distribuir currículos e ter certeza da vaga para a qual você está se submetendo é uma das primeiras dicas de especialistas. “É importante saber qual é o seu objetivo naquela empresa, assim é mais fácil mostrar os atributos ao entrevistador”, explica a coordenadora do curso de eventos da Faculdade Senac, Fábia Alves. É necessário, porém, ter cautela na hora do diálogo. “Às vezes, você fala muito sobre si mesmo ‘tenho disposição, sou proativo’ e esquece de dizer como essas competências e qualidades vão fazer com que a empresa seja beneficiada na sua contratação”, explica. Manter o foco, sempre ouvindo o que o entrevistador tem a dizer, também é essencial. “Lembre-se sempre do que ele falou anteriormente, até para evitar repetições”.
 
A estudante de nutrição Nadine Dutra, 19, ainda não entrou no mercado de trabalho, mas decidiu melhorar a imagem pessoal fazendo um curso de oratória. Em poucas semanas sendo submetida a dicas sobre como falar em público e comportar-se na frente de desconhecidos, a vergonha que sentia, grande empecilho para a apresentação de trabalhos escolares, já não era um incômodo. “Eu não conseguia me expressar de forma nenhuma, mas ganhei muita autoconfiança”, lembra. Hoje, Nadine garante que levará as regras para a vida. “Tenho certeza que vai fazer diferença na minha carreira profissional”.
 
Mesmo que vestir-se bem e utilizar a linguagem adequada sejam fatores importantes para o marketing pessoal, o apontado como essencial por especialistas, por menos individualista que pareça, é conhecer o máximo possível da pessoa para quem você vai projetar a imagem. “Pesquisar na internet, ter contato com outros funcionários ou até mesmo chegar mais cedo no local para conhecer a empresa torna o diálogo com o entrevistador mais fácil”, explica a administradora Fábia Alves. Quando o indivíduo tem noção da vaga para a qual está se candidatando e do estilo da empresa é bem mais fácil seguir as dicas dadas por especialistas.
 
Nos raros casos em que esta pesquisa é inviabilizada, porém, a dica é apostar no intermediário para evitar fugir dos padrões do entrevistado. “Se não souber nada sobre o lugar, não é necessário ir de terno e gravata. Nada impede que a pessoa vá com uma calça jeans escura ou uma calça de brim”, aponta a consultora e sócia da empresa Ágilis RH, Georgina Santos.

 

Peu Ricardo/DP (Peu Ricardo/DP)
Peu Ricardo/DP

 

Para Rosineide, as orientações antes dadas pelas revistas especializadas no assunto e hoje pela internet sempre foram de grande ajuda, mesmo após conseguir a vaga de emprego. Desde que iniciou no ramo de seguros, há mais de 17 anos, ela teve a oportunidade de voltar atividades de marketing pessoal para a venda dos próprios produtos aos possíveis clientes. “Antes de vender o meu produto, vendo a minha postura”, explica. O conhecimento sobre o cliente, por sua vez, sempre esteve na sua lista. “Chamamos isso de fazer o dever de casa. Precisamos conhecer o cliente nem que seja só pela internet. Isso faz toda a diferença, pois as pessoas gostam de falar de si. Eles nos olham de forma diferente quando puxamos o assunto para algo relacionados a interesses deles”, explica.

Como  você  tem  usado  o  marketing  ao  seu  favor?  Faça  o  teste!

Como você tem usado o marketing ao seu favor? Faça o teste!

Em tempos de crise, se reinventar e aprimorar o marketing pessoal podem fazer o diferencial na hora de uma possível contratação. Faça o teste e descubra quem é você na hora de vender seu peixe!

>Do Diario de PE
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Domingo, 11 de Junho de 2017 -19h46m)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>