Um projeto voltado para a mobilidade de pessoas com deficiências física e motora foi lançado, nesta quarta-feira (14), no Recife. O ‘Bike Sem Barreiras’ conta com três bicicletas acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida. Para partipar da iniciativa, não é preciso pagar nada.
O projeto começa a funcionar no domingo (18), a partir das 10h. Um estande vai ser montado na Avenida Rui Barbosa, junto a Praça Edgar Amorim, na Zona Norte da cidade, perto do Parque da Jaqueira. O serviço funcionará aos domingos e feriados, quando são abertas as ciclofaixas de lazer, das 9h às 16h.
O interessado deve procurar os monitores do projeto e fazer um rápido cadastro. Sem custo, também poderá usar capacete e equipamentos de proteção. É possível usar a bicicleta especial por 15 minutos, comm tolerância de mais cinco minutos. A pessoa também pode pedir para repetir o passeio por mais 15 minutos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2016/9/Z/lZDPK2TsKCnnXHyScZEQ/whatsapp-image-2016-12-14-at-09.49.52.jpeg)
Projeto de biciletário inclusivo foi lançado no Recife nesta quarta (14)
Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press
Para a enfermeira Ana Cristima da SIlva Andrade, 36 anos, mãe de Benjamin, o projeto é uma iniciativa muito importante. Também representa uma esperança de dias melhores para quem tem um filho com necessidades especiais. Significa, ainda, o primeiro passo rumou a uma sociedade mais inclusiva.
“Nós precisamos de momentos assim. Eles têm os mesmos desejos das outras crianças. É um primeiro passo de um sonho realizado”, afirma. Para ela, a ideia deve ser levada para outras cidades. “Pretendo ter uma dessas para andar com o pai dele, nos fins de semana. Espero que chegue ao interior tem muita gente deficiente e é bem mais deifícil encontrar ações inclusivas como essa”, acrescentou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2016/V/O/6IOSXWQOawDKQXnKjp7g/whatsapp-image-2016-12-14-at-10.15.44-am.jpeg)
Bicicleta adaptada beneficia uma pessoas com mobilidade reduzida
Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press
De acordo com os idealizadores do projeto, a princiípio, três bicicletas estarão disposiveis. Cada uma tem perfil distinto para cada tipo de necessidade especial. Uma pode ser usada por quem tem paralisia nas pernas, mas pode utilizar os braços para dar impulso.
Há uma voltada para pessoas cegas. Essa bicicleta tem capacidade para levar duas pessoas. E a outra bike é indicada para pessoas com maior parte do corpo paralisado ou com obesidade mórbida. Todas eleas podem ser guiadas por monitores do projeto.
A iniciativa é do grupo Ser Educacional, proprietário da Uninassau, em parceria com a In Soluções Inclusivas. O projeto conta com incentivo da Prefeitura do Recife e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). O ‘Bike sem Barreiras’ tem como apoio institucional a Aliança de Mães e Famílias Raras (Amar).
—-
Foto Destacada: Marlon Costa/ Pernambuco Press
>Do G1 PE
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Quarta, 14 de Dezembro de 2016 -12h23m)
Deprecated: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5523