Esticar demais as marchas ou não calibrar corretamente os pneus dos podem aumentar o consumo de combustível. Algumas dicas de como economizar os custos no posto de abastecimento podem ser aplicadas apenas com mudanças no hábito dos motoristas.
O diretor de mecânica, Waltônio Cysneiros explica que sempre abastecer em postos de confiança pode contribuir com o bolso do consumidor. “Partindo do princípio que o combustível é de boa qualidade, mantém o carro em boas condições”. Pesquisar qual modelo consome menos, também é uma recomendação do diretor. “Estudar a motorização dos carros em revistas e sites especializados com o intuito de procurar um modelo mais econômico também ajuda no fim do mês”, complementa
Mudança no percurso de casa para o trabalho também é uma forma que os motoristas encontram para diminuir o consumo de combustível de carros, vale até mudar de endereço, como é o caso do administrador Sérgio Jorge, que morava em Aldeia, trabalha em Boa Viagem e gastava cerca de R por dia com gasolina nesse percurso. “Meu consumo estava muito alto, então resolvi me mudar para ficar mais próximo do trabalho e economizar”, comenta o administrador.
O advogado Márcio Seara cuida dos pneus e da passagem de marcha para pesar menos no bolso. “Procuro calibrar no mínimo uma vez por semana e o meu carro tem o modo de economia de combustível que informa a hora certa de trocar de marcha”, explica Márcio. A estudante Rosa Nilda aposta na mistura. “Tento alternar álcool e gasolina, além de diminuir as acelerações e manter a velocidade constante”, comenta.

Quando as mudanças na rotina e nos hábitos em relação a direção ainda não são o suficiente, Waltônio dá a dica de não encher o tanque de combustível por completo. “Isso deixa pouco espaço para o vapor e o carro acaba consumindo mais combustível afim de liberar esse espaço”. Outra coisa que pode ajudar é diminuir a quantidade de acessórios que consumam energia dentro do carro. “Um som de carro muito potente e equipamentos que utilizem muita luz elétrica acabam aumentando o consumo de combustível”, complementa Waltônio.
#GasteMenos:
1- Sempre abastecer em postos com credibilidade, nada mais prejudicial para um carro do que combustível adulterado.
2- Não fazer arrancadas com o carro sem necessidade.
3- Manter uma velocidade constante, ao elevar demais a velocidade, aumenta a resistência do automóvel elevando os gastos com combustível.
Velocidade constante gasta menos combustível
4- Não prolongar demais a marcha. Um carro não deve chegar aos 100 km/h em segunda, por exemplo. Alguns modelos possuem o modo de economia que ajuda na hora de saber quando passar a marcha.
Prolongar a marcha pesa mais no bolso
5- No sinal, deixar o carro em ponto morto e com o freio de mão acionado.
6- Não permitir que o veículo ande em ponto morto.
7- Calibrar os pneus com regularidade. O que pode ser responsável por até 20% do consumo de combustível.
Pneus calibrados fazem o carro gastar menos
8- Não encher o tanque de combustível por completo, já que faz com que o veículo consuma mais para liberar espaço.
9- Fazer manutenção do carro regularmente, um carro com manutenção atrasada pode apresentar mal funcionamento que influenciam diretamente no consumo de combustível.
10- Dirigir de janelas fechadas, isso melhora a aerodinâmica do carro, principalmente acima dos 80 km/h.
Janelas fechadas contribuem na economia
11- Evitar o excesso de peso, quanto mais pesado mais combustível o veículo consome.
Menos peso é sinônimo de menos combutível gasto
—-
>Do Diario de PE
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Sábado, 16 de Julho de 2016 -08h17m)
Deprecated: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5523