O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou na sexta-feira (8) que nenhum suspeito de terrorismo conseguirá entrar no Brasil por portos e aeroportos sem ser monitorado. O País tem trabalhado com agências de inteligência estrangeiras e, segundo o ministro, terá o primeiro centro internacional de inteligência criado especialmente para os Jogos Olímpicos 2016.
“Não há possibilidade de algum suspeito terrorista utilizar portos e aeroportos para chegar ao Brasil sem que seja do nosso conhecimento. Evidentemente existem outras vias, mas elas também estão sendo monitoradas”.
Jungmann também afirmou que o País será incansável em buscar e punir responsáveis por ações terroristas, caso elas ocorram. “O Brasil é um país pacífico, mas não é um país desarmado. Sabe se defender e sabe contra-atacar”.
O Rio de Janeiro terá mais de 21 mil militares das Forças Armadas dedicados à segurança dos Jogos Olímpicos. A partir do dia 24 de julho, começa a operação especial para os jogos, com ocupação de pontos estratégicos nas quatro áreas de competição. O contingente deve diminuir para durante a Paralimpíada, com previsão de menor demanda por segurança pela participação de menos competidores e espectadores.
O presidente interino, Michel Temer, afirmou que o Governo irá garantir a segurança dos turistas e atletas nos Jogos. Em vídeo ontem, ele ressaltou a intenção de “tranquilizar a todos” e que a administração federal não tem a “menor preocupação” em relação a segurança e saúde. Ele ainda tentou tranquilizar os turistas sobre o vírus da zika.
“Até o dia 15 de julho estamos realizando nossa concentração estratégica. Serão cerca de 22 mil homens que estarão na cidade. A partir do dia 24 de julho, na abertura da Vila Olímpica, aí, sim, estaremos efetivamente nas ruas”, disse o coronel Mario Medina, porta-voz da Coordenação-Geral de Defesa de Área, órgão responsável pelos trabalhos dos militares nos Jogos.
Segundo ele, o Exército ficará responsável pelas áreas da Barra da Tijuca, de Deodoro e do Maracanã, a Marinha ficará com Copacabana e a Aeronáutica com o Aeroporto Internacional do Galeão.
Neste sábado (9) cerca de 1.500 militares estão fazendo um exercício de patrulhamento e reconhecimento de terreno em vários pontos da cidade. Um dos objetivos da ação de hoje é identificar os itinerários entre as instalações olímpicas e tempos de deslocamento.
—-
>Da Folha de PE
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Sábado, 09 de Julho de 2016 -15h41m)
Deprecated: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5523