Confira 7 dicas para dormir melhor e diga adeus à insônia

Compromissos de trabalho, estudo e família deixam qualquer um cansado, tanto fisicamente quanto mentalmente. Entretanto, na hora de dormir, os problemas do cotidiano muitas vezes não permitem que se consiga ter uma boa noite de sono, apesar dos sintomas de cansaço.

Veja 7 dicas para dormir melhor

Conheça algumas dicas para dormir melhor e se livrar dos males causados pela insônia:

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Arte sobre foto: Shutterstock

– Atividade física

A primeira das dicas para dormir melhor é a prática regular de exercícios físicos. Se você fizer exercícios pelo menos três vezes na semana, vai notar a diferença na qualidade do sono. Porém é importante evitar a prática de exercícios depois das 20h, pois eles aceleram o metabolismo e deixam a pessoa mais “ligada”, o que pode prejudicar o sono.

– Nada de estimulantes

Não ingerir café, chá, chocolate e refrigerante é outra dica para dormir melhor. Esses produtos possuem substâncias que atuam como estimulantes no organismo, o que contribui para que a pessoa se mantenha acordada por mais tempo. Evite fazer uso desses alimentos à noite.

– Sem cigarro e sem álcool

Diminuir a quantidade de bebida alcoolica ingerida e largar o cigarro também são dicas para dormir melhor. O cigarro contém nicotina, que é um estimulante. Caso a pessoa já tenha alguma dificuldade para dormir, ela será ainda mais acentuada se ela fumar. Apesar de o consumo de álcool ser ligado à vontade de dormir, se ele for ingerido em grande quantidade, ele irá prejudicar a qualidade do sono.

– Nada de dormir à tarde

Pessoas que têm alguma dificuldade de dormir à noite não devem tirar cochilos à tarde. Procure fazer alguma atividade física quando o sono aparecer durante o dia, para que você consiga dormir na hora certa.

– Qualidade em vez de quantidade

Dormir um sono profundo durante quatro ou seis horas é muito mais saudável do que dormir por oito ou dez horas com um sono leve e facilmente interrompido. A quantidade ideal de horas é aquela que faça você sentir que descansou e está pronto para encarar um novo dia.

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Quantidade mínima de horas de sono depende de cada um
Foto: Shutterstock

– Problemas? Não

Talvez a mais importante das dicas para dormir melhor, mas também uma das mais complicadas de seguir. Muitas vezes, a hora de deitar é o momento que temos para planejar o futuro ou simplesmente pensar em soluções para os problemas diários. Imagine coisas mais leves para que o sono possa aparecer com maior naturalidade.

– Comidas leves

Caso você tenha comido um belo churrasco ou apreciado uma deliciosa feijoada, evite dormir logo na sequência. Quando o sistema digestivo está trabalhando de forma muito intensa, o corpo não consegue relaxar da melhor forma, e isso irá atrapalhar seu sono.

– Relaxamento muscular

Banho quente, alongamento muscular e uma massagem relaxante podem ajudar você a ter uma boa noite de sono. Tente fazer isso alguns minutos antes de deitar para que você sinta o corpo mais leve.

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>Do Vivo Mais Saudável
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Segunda, 13 de Junho de 2016 -21h36m)


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