Sim, o café faz mal ao estômago. Inclusive o descafeinado. Segundo a nutricionista Mariana Costa, mestre em ciência e tecnologia dos alimentos, a ação estimulante do produto causa secreção ácida no estômago, por isso é contraindicado para quem sofre com úlcera ou gastrite. A segunda bebida mais popular do mundo, contudo, tem mais prós do que contras quando é de boa qualidade: combate depressão e até câncer.
“O café tem potássio, magnésio, cálcio, vitaminas do complexo B e compostos bioativos que conferem atividades antioxidantes protetoras para as nossas células. Também possui cafeína, que estimula o sistema nervoso central e melhora a capacidade de aprendizado e resistência ao esforço físico”, detalha a profissional. Mas, ela alerta, “a composição do café dependerá da espécie e do cultivar, e também de outros fatores como práticas agrícolas, grau de maturação do fruto, processamento primário e condições de estocagem. Na etapa de torrefação, ocorrem consideráveis mudanças químicas responsáveis pelo aroma e sabor final da bebida. Também é importante considerar que a técnica inadequada de preparo pode favorecer compostos indesejáveis”.
Ou seja, os cafés especiais, cujo cultivo e seleção são criteriosos, têm mais chances de conter bons nutrientes do que os comuns, encontrados facilmente em supermercados. Gabriela Teixeira, nutricionista e mestre em ciência dos alimentos, explica. “Cafés gourmet são aqueles com atributos de aroma e sabor excepcionais. Diferem do café comum por utilizarem grãos especiais na sua extração e pelas características organolépticas (aroma e sabor, por exemplo) superiores. Para a sua produção são usados apenas grãos isentos de defeitos ou qualquer tipo de impureza às vezes presentes nos demais, como cascas, grãos fermentados, fragmentos de outros grãos, como a cevada”. Ela aconselha: “para apreciar o sabor deve-se evitar adição de açúcar porque irá mascarar as características sensoriais da bebida”.
A recomendação é a de, no máximo, quatro xícaras de café ao dia. Gestantes devem evitar. Já o consumo de café por crianças menores de 2 anos não é recomendado. A partir dos 6, pode ser ingerido com moderação. De acordo com as profissionais, estudos apontam que o café afasta depressão feminina, pode reduzir câncer de próstata, de útero e mama. O consumo regular também pode suavizar o desenvolvimento do Mal de Parkinson, melhora crises de asma e previne diabetes tipo 2.
—-
Foto: Bruno Campos / Arquivo Folha
>Da Folha de PE
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Sexta, 27 de Maio de 2016 -17h03m)
Deprecated: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5523