As recentes denúncias de tráfico de influência já afetam a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inclusive onde o político sempre teve a preferência dos eleitores: a capital pernambucana. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau, em parceria com o Jornal do Commercio, aponta que 62,9% dos recifenses não votariam mais em Lula.
Segundo o professor e coordenador da pesquisa, Adriano Oliveira, o índice é alto, visto que 76,2% dos entrevistados afirmaram já ter votado no petista em outras eleições. Os números também apontam que, dos entrevistados, 23,4% disseram que nunca votaram em Lula. Mesmo com sinais de enfraquecimento do “Lulismo”, mais de 35% dos recifenses mantêm o desejo de votar no ex-presidente.
Para Adriano Oliveira, o percentual é alto diante das denúncias que envolvem o político. “Diante de tantas notícias negativas eu tinha a expectativa de que a possibilidade de Lula ainda ser votado em Recife fosse menor do que apareceu”, comentou. “Não foi surpresa o dado, né? De que 60% não o consideram honesto, que outras pessoas já votaram nele e hoje não mais votam em virtude de todas as notícias negativas”, opinou o coordenador.
Para o professor Adriano Oliveira, o Lulismo ainda sobrevive, mesmo com muito desgaste. “O que nós observamos nessa pesquisa é ainda uma percepção positiva, uma memória positiva que o ex-presidente Lula tem junto, principalmente, aos eleitores da classe C e D”, disse.
De acordo com a pesquisa, o movimento de queda é percebido na maioria das classes sociais. Nas classes D e E, dos 74% que disseram já ter votado em lula, 51% declararam não ter mais interesse em votar no político. A maior rejeição está na classe média: somente 26% desse grupo votaria outra vez no ex-presidente.
A admiração das pessoas em relação ao político também sofreu impacto. Enquanto 61% dos integrantes da classe “A” disseram ter respeito pelo petista, hoje apenas 32% dizem manter a mesma imagem. Nas classes “D” e “E”, a admiração caiu de 64% para 51%.
O professor e coordenador da pesquisa, Adriano Oliveira, fala sobre o tema. “Nós estamos trabalhando com variáveis sentimentais: admiração e arrependimento. Na intenção de voto, o eleitor pode até optar porque Lula é mais conhecido, e obviamente porque a memória do governo Lula é positiva, principalmente, nos eleitores nordestinos, da região Norte e das classes C e D”, disse, mas falou que os sentimentos positivos que os eleitores tinham com Lula está regredindo.
A pesquisa foi realizada na capital pernambucana nos últimos dias 15 e 16. O instituto Maurício de Nassau entrevistou 624 pessoas do Recife com 16 anos ou mais. A pesquisa tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
—-
Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula
>Da Rádio Jornal
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Segunda, 22 de Fevereiro 2016 -20h27m)
Deprecated: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5523