Como combater as olheiras

Uma das maiores reclamações nos consultórios de dermatologia, as olheiras são um verdadeiro terror entre as mulheres. As causas são múltiplas e isso torna o tratamento desta alteração das pálpebras, um verdadeiro desafio. Por isso, é fundamental entender a origem do problema, para podermos enfrentá-lo da melhor forma possível. Então, vamos saber inicialmente as suas causas: 

» Genética, quando há tendência familiar; 

» Estase da circulação das veias desta região, levando ao acúmulo do pigmento de hemossiderina (proveniente das hemácias) sob a pele das pálpebras;

» Excesso de pele, proporcionando “dobras” de pele nas pálpebras; 

» Conformação óssea das órbitas, com a clássica aparência de “olhos fundos”; 

» Hiperpigmentação devido ao depósito de melanina; 

» Reações alérgicas das vias aéreas superiores, tais como rinites e sinusites crônicas, causando edema ao redor dos olhos; 

» Tempo insuficiente de sono e/ou tempo demasiado acordado, forçando os olhos. 

Viu?! Elas são mesmo um desafio que podem e devem ser enfrentados. Desistir jamais! Existem algumas maneiras de neutralizá-las ou pelo menos, atenuá-las. Listamos alguns desses recursos, como maquiagem, massagens, uso de cremes, correções cirúrgicas e tratamentos combinados. Vamos conferir!

» Camuflar as olheiras com maquiagem é um truque super usado e com bons resultados: use a bases em duas camadas, a amarela com outra cor-de-pele, sobreposta. A base amarela esconde os tons azulados e escuros das olheiras. A cor-de-pele dá o acabamento natural. Muitas delas já vêm com filtro solar associado. Esse eficiente disfarce das olheiras, salva o seu dia, enquanto os resultados dos tratamentos não aparecerem.

» Cremes com ativos antioxidantes e firmadores específicos para esta delicada área, podem levar a uma diminuição da flacidez da pele ao redor dos olhos. Ao minimizar a flacidez  e melhorar a qualidade desta pele, as olheiras serão atenuadas. No entanto, todo cuidado é pouco! A pele das pálpebras é sempre muito sensível a irritações que podem ocorrer se estes cremes forem inadequados.

Saiba que será uma luta progressiva, com resultados graduais, porém consistentes!

» Melhore a circulação sanguínea na área com a ajuda de cremes contendo Vitamina K, que combate a estase venosa, o que proporciona aquele tom arroxeado das olheiras. A longo prazo, esse tratamento pode clarear a pele e contribuir para a diminuição do inchaço das pálpebras inferiores.

» Aplique compressas de água gelada pelo menos durante 15 minutos, duas vezes ao dia. Essa é uma maneira segura, eficiente e barata de atenuar as olheiras, principalmente se realizada com regularidade. Compressas com chás, ao invés de água, se tornam melhores ainda. Isso porque a cafeína e os taninos do chá mate ou do chá verde, associados ao resfriamento local, reduzem rapidamente o edema e melhoram a circulação sanguínea local.

» Algumas vezes serão necessária correções cirúrgicas. Na dependência da conformação óssea e/ou do grau de flacidez e do excesso de pele, somente as cirurgias podem resolver o problema. Procure nesta situação, a ajuda de um cirurgião plástico bem capacitado.

» Trate as alergias respiratórias, as sinusites crônicas e os eczemas dessa região. Tosse e espirros constantes aumentam o edema, a pigmentação e a estase venosa ao redor dos olhos. Ao melhorarmos esses problemas, as olheiras melhorarão também!. Busque a ajuda do alergologista e do otorrinolaringologista.

» A nossa última dica é o tratamento combinado, associando vários tipos de Lasers, tais como os Vasculares, os Fracionados , os Q-Switched, o Ultrassom Microfocado, com os preenchimentos à base de ácido hialurônico. Os Lasers Vasculares podem reduzir os vasos desta área e quando são associados aos Lasers Fracionados, podemos ter redução do excesso de pele e da flacidez nesta área. Também o Ultrassom Microfocado atenua a flacidez e melhora a qualidade da pele. Os Lasers Q-Switched para pigmentos podem ajudar muito no clareamento das pálpebras. E se a órbita for profunda, o ácido hialurônico tem uma excelente indicação!

Essa eficiente combinação age em quase todos os aspectos das olheiras, tais como a redução da flacidez e melhora da qualidade da pele; remoção dos pigmentos com clareamento da epiderme e ativação da circulação local.  

Ainda é importante frisarmos que vale super a pena, se todos esses tratamentos forem realizados na face inteira para promover um rejuvenescimento global, concomitantemente com o tratamento das olheiras. Bons resultados podem ser alcançados já nas primeiras sessões, que são realizadas apenas com o auxílio de um creme anestésico. Os procedimentos são bem tolerados e em vários casos, nem precisa haver afastamento das atividades diárias dos pacientes submetidos a eles. Este conjunto de terapias combinadas são altamente diferenciadas e somente devem ser realizados por dermatologistas com grande experiência nessas técnicas e tecnologias!

Assim, se as suas olheiras realmente lhe incomodam, procure um dermatologista para começar esses tratamentos, que possuem inclusive, grande suporte científico. No entanto, como em todos os problemas de difícil solução, tome cuidado com falsas promessas ou curas milagrosas. E saiba que será uma luta progressiva, com resultados graduais, porém consistentes!

—-

>Do NE10
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Sábado, 20 de Fevereiro de 2016 -19h02m)


Deprecated: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5523

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale Conosco

Share on facebook
Share on whatsapp

Telefones Úteis

  • OROBÓ FM  81 3656 1264
  • ABRIGO SÃO FRANCISCO de ASSIS 81 3656 1594 / 81 9678 7378 (TIM)
  • BANCO do BRASIL  81 3656 1144
  • CÂMARA MUNICIPAL 81 3656 1143
  • CELPE (Companhia Energética de PE) 81 3621 1279 (Carpina)
  • COMPESA (Companhia de Água e Esgoto de PE) 81 3656 1162
  • COMSEF (Comunidade Semeando o Futuro) 81 3656 1399
  • CONSELHO TUTELAR 813656 1206
  • CORREIOS (Empresa de Correios e Telégrafos) 81 3656 1135
  • DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) 81 3638 1194 (Bom Jardim)
  • DELEGACIA (PC) 81 3656 1190
  • DESTACAMENTO (PM) 81 9513 3884
  • ESCOLA ABÍLIO de SOUZA BARBOSA 81 3656 1499
  • ESCOLA PROFESSORA RITA MARIA DA CONCEIÇÃO 81 3656 1578
  • HOSPITAL SEVERINO TÁVORA 81 3656 1124
  • PARÓQUIA NOSSA SENHORA da CONCEIÇÃO 81 3656 1226
  • PREFEITURA 81 3656 1156
  • SECRETARIA de SAÚDE 81 3656 1177