Explosões na Turquia deixam mortos e feridos

Duas bombas explodiram simultaneamente neste sábado (10) em frente à Estação Central de trens de Ancara, na Turquia, deixando vários mortos e feridos. Assista ao vídeo acima.

As explosões aconteceram durante uma manifestação sindical em favor da paz no país. Segundo o ministro turco da Saúde, Memet Müezzinoglu, as explosões mataram 86 pessoas e feriram outras 186, sendo que 28 estão com ferimentos graves. “Sessenta e duas pessoas morreram no ato, e outras 24 faleceram no hospital.”

A manifestação contava com milhares de participantes e foi convocada pelos colégios de Engenheiros e Médicos e dois sindicatos de esquerda.

Autoridades estão investigando informações de que um homem-bomba detonou seus explosivos e que as explosões foram um atentado terrorista. Um oficial turco, que não quis se identificar, disse à Reuters que nenhum veículo foi destruído nas explosões.

“Existem provas claras que demonstram que este ataque foi lançado por dois suicidas”, afirmou o primeiro-ministro islamita-conservador turco, Ahmed Davutoglu, que também anunciou três dias de luto nacional pela tragédia.

A representante da política externa da União Europeia, Federica Mogherini, convocou a Turquia a permanecer unida contra os terroristas. “O povo turco e todas as forças políticas devem permanecer unidas diante dos terroristas e contra todos os que tentam desestabilizar o país, que enfrenta muitas ameaças.”

Imagem tirada de um vídeo feito pela fonte local "Dokuz8 Haber" mostra o momento da explosão na Turquia (Foto: AFP PHOTO/DOKUZ 8 - VIDEO GRAB )Imagem tirada de um vídeo feito pela fonte local “Dokuz8 Haber” mostra o momento da explosão na Turquia
Foto: AFP PHOTO/DOKUZ 8 – VIDEO GRAB

O gabinete do primeiro-Ministro turco Ahmet Davutoglu informou que ele se reuniu com o vice-primeiro-ministro Yalcin Akdogan, funcionários do governo e chefes de segurança, para discutir o caso. “Condenamos este ataque atroz contra nossa democracia e a paz de nosso país”, disse o ministério.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, condenou o atentado e o comparou aos ataques da guerrilha curda contra soldados e policiais turcos.

Erdogan chamou a tragédia de “um abominável ataque contra a unidade e convivência”, e acrescentou que ele “não se distingue em nada dos atos de terror contra cidadãos inocentes, servidores, policiais e soldados”, em referência às ações do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

“Somos contra todo tipo de terror e de organização terrorista. Devemos estar todos unidos contra isso, trabalharemos juntos para esclarecer (os atentados). Acredito que os responsáveis serão conhecidos o quanto antes e entregues à Justiça.”, disse Erdogan.

O ataque ocorre a três semanas das eleições legislativas antecipadas, previstas para o dia 1º de novembro. O clima político está abalado pelos confrontos diários e sangrentos entre as forças turcas e os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no sudeste de maioria curda.

A cúpula do PKK anunciou neste sábado que estabelecerá um cessar-fogo unilateral até as eleições. Em comunicado, divulgado pela agência curda Firat, o PKK diz que seus militantes “suspenderão as ações previstas” e “evitarão todo movimento, salvo em defesa própria”, medidas tomadas para evitar as acusações do governo turco de que a guerrilha põe a segurança do pleito em perigo.

Brasil repudia terrorismo
Em nota divulgada no início da tarde deste sábado (10), o Ministério das Relações Exteriores disse que o governo brasileiro “manifesta sua profunda consternação pelas explosões que vitimaram dezenas de pessoas em Ancara”.

O texto afirma ainda que o país transmite “suas sinceras condolências aos familiares das vítimas e empenha sua solidariedade ao povo turco e ao Governo do país”.

A nota conclui dizendo que o Brasil “reitera seu firme repúdio a qualquer forma de terrorismo”.

EUA condenam ataque
Os Estados Unidos condenaram o “terrível atentado terrorista” na capital turca, denunciando a “depravação” de seus autores.

“O fato de este ataque ter ocorrido antes de uma manifestação pela paz planejada ressalta a depravação daqueles por trás do mesmo e serve como um lembrete da necessidade de enfrentar desafios de segurança compartilhados na região”, informou a Casa Branca em um comunicado.

Ferida recebe auxílio após explosões na Turquia (Foto: Adem Altan / AFP Photo)Ferida recebe auxílio após explosões na Turquia
Foto: Adem Altan / AFP Photo
Explosões deixaram centenas de feridos em Ancara (Foto: Fatih Pinar / AFP Photo)Explosões deixaram centenas de feridos em Ancara
Foto: Fatih Pinar / AFP Photo



>Do Globo.com

>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Sábado, 10 de Outubro de 2015 -15h53m)


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5579

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale Conosco

Share on facebook
Share on whatsapp

Telefones Úteis

  • OROBÓ FM  81 3656 1264
  • ABRIGO SÃO FRANCISCO de ASSIS 81 3656 1594 / 81 9678 7378 (TIM)
  • BANCO do BRASIL  81 3656 1144
  • CÂMARA MUNICIPAL 81 3656 1143
  • CELPE (Companhia Energética de PE) 81 3621 1279 (Carpina)
  • COMPESA (Companhia de Água e Esgoto de PE) 81 3656 1162
  • COMSEF (Comunidade Semeando o Futuro) 81 3656 1399
  • CONSELHO TUTELAR 813656 1206
  • CORREIOS (Empresa de Correios e Telégrafos) 81 3656 1135
  • DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) 81 3638 1194 (Bom Jardim)
  • DELEGACIA (PC) 81 3656 1190
  • DESTACAMENTO (PM) 81 9513 3884
  • ESCOLA ABÍLIO de SOUZA BARBOSA 81 3656 1499
  • ESCOLA PROFESSORA RITA MARIA DA CONCEIÇÃO 81 3656 1578
  • HOSPITAL SEVERINO TÁVORA 81 3656 1124
  • PARÓQUIA NOSSA SENHORA da CONCEIÇÃO 81 3656 1226
  • PREFEITURA 81 3656 1156
  • SECRETARIA de SAÚDE 81 3656 1177