A importância da introdução de alimentos saudáveis nas refeições das crianças

Uma data que remete a festinhas com muito chocolate, bombons e doces. O Dia das Crianças está chegando e nessa época, geralmente, as guloseimas são liberadas, para a alegria dos pequenos e tormento dos pais. Mas no dia a dia, cuidar bem da alimentação da garotada é importante para o crescimento e uma vida sadia. Introduzir alimentos saudáveis na rotina alimentar das crianças é um desafio que deve ser enfrentado pelos pais desde cedo.

Para a nutricionista da Prodieta, Taisa Uchôa, os pais serão o exemplo da criança na formação de seus hábitos alimentares. Elas se espelharão neles para fazer suas escolhas à mesa. “O processo de formação dos hábitos alimentares ocorre quando começamos a introduzir alimentação complementar junto com o aleitamento materno e vai até aproximadamente o segundo ano da criança. Nesse período, devemos expor o paladar da garotada aos mais diversos alimentos saudáveis para que a aceitação ao longo da vida seja positiva. Sendo assim, criando hábitos saudáveis desde a infância e dando o exemplo diariamente, provavelmente a criança terá facilidade em fazer, tanto as principais refeições, quanto os lanches, de maneira sadia sem sacrifício”, afirma.

Até os seis meses de idade, o leite materno deve ser exclusivo. Após esse período, a nutricionista explica que deve ser feita, de forma lenta e gradual a introdução de alimentos complementares, pois o organismo do bebê já está apto para recebê-los. “Podemos introduzir as papinhas de frutas, que podem ser banana, maçã ou mamão amassados, por exemplo. Também devemos oferecer as papinhas salgadas que poderão ser de batata, jerimum ou arroz, entre outras opções in natura. Quanto mais opções variadas, melhor. Lembrando de não usar nenhum tempero no início e depois incluir apenas o sal marinho pouco refinado”, recomenda Taisa.

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No início da introdução da alimentação complementar é recomendável não misturar alimentos para que a criança conheça o sabor de cada um individualmente. Por serem substâncias completamente novas para o paladar da criança, a rejeição inicial é tida como normal. Taisa Uchôa alerta que é importante não insistir num mesmo instante, mas voltar a oferecer até a aceitação, que pode demorar até dez tentativas.

Para aquelas crianças mais crescidinhas, tornar os alimentos mais atrativos é interessante variando suas formas de preparo e fazendo um prato decorado que chame a atenção da garotada. Se ela não aceita cenoura cozida, por exemplo, tentar oferecer um purê de cenoura. Ao incluir salada e legumes num sanduíche, imitar “carinhas sorrindo” com os ingredientes. A criatividade é o segredo para introdução de alimentos que sejam rejeitados.

Os pais que quiserem uma forcinha para ajudar a reeducar a alimentação dos filhos podem recorrer ao SPA Kids indicado para a garotada de 8 a 16 anos. Através do programa, idealizado e oferecido pela Prodieta, é feito um atendimento e acompanhamento nutricional para formar e incentivar hábitos alimentares saudáveis. Os pais recebem prontos alimentos saudáveis e saborosos ao mesmo tempo, em porções adequadas para seu filho, muitas vezes com versões nutritivas de receitas originalmente calóricas. Durante o programa SPA Kids, a criança aprende a dividir suas três refeições em seis ou mais refeições menores, dependo de cada caso, a estabelecer horários, adquirem o hábito de consumir frutas, legumes, verduras e cereais integrais. A família também recebe sugestões de pratos criativos e ricos em vitaminas, minerais, fibras etc. Mais informações aqui.



>Do NE10

>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Sábado, 19 de Setembro de 2015 -14h16m)


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