O mês de agosto é conhecido por meteorologistas como o período do ano em que há maior intensificação dos ventos no Recife. Este fenômeno ocorre por causa da ressaca do mar, segundo o chefe da seção de previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia no Recife (Inmet), Ednaldo Correia de Araújo. “Quando o mar fica mais cheio, faz com que a pressão [do ar] aumente e traga ventos mais fortes”, explica.
O normal para outros meses do ano é uma velocidade de menos de 3 m/s (10 km/h). Em agosto, a média sobe para 3,4 m/s (12,24 km/h), e pode haver um pico de mais de 50 km/h nas áreas litorâneas.
Por virem combinados com chuvas, os ventos fortes podem causar transtornos para os moradores do litoral. “Em locais mais abertos e planos ocorrem rajadas mais intensas. O pescador sente dificuldade de jogar a rede, árvores já ameaçadas podem cair, algum teto de posto [de gasolina] pode destelhar”, pontua.
Apesar da intensificação dos ventos, as chuvas devem diminuir ao longo do mês, ainda conforme avaliação de Araújo. A média de julho foi de 388 mm de acumulados; agosto deve registrar 204 mm. “Em setembro e outubro esse número cai para a casa dos 100”, diz.
—
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
>Do NE10
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Sexta, 07 de Agosto de 2015 -11h29m)
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5579