Uma das dúvidas frequentes de quem está começando a fazer atividade física, sobretudo o treino de força, é o que fazer quando aquelas dores musculares aparecem algumas horas depois do exercício. Para buscar a resposta a esse questionamento, o Vida Fit foi conversar com o personal trainer e sócio da Academia Forma Classic Fitness, Márcio Reis. Ele nos explicou que esse desconforto é conhecido como dor tardia e surge quando a intensidade com a qual a atividade foi realizada acaba excedendo o limite suportado por cada indivíduo.
Com isso, ocorre um acúmulo de ácido lático, que acaba sendo produzido quando o organismo queima a glicose sem o oxigênio. E é justamente esse “querido” que deixa a gente com a sensação de corpo moído e até com dificuldade de sentar e levantar em muitos casos.
Há quem ache essa dor maravilhosa, chamando-a de “dor de saúde”. Como não é todo mundo que gosta de sofrer, a gente vai te dizer exatamente o que fazer para se livrar desse desconforto, que pode levar até 72h para ir embora. Pasmem, interromper o treino simplesmente não é uma opção. “Ao interromper a atividade, o aluno corre o grande risco de ter de enfrentar todo o processo de novo quando voltar a se exercitar”, explicou Márcio.
A dica do personal é que a rotina de treinos de força continue como programado, mas com uma intensidade moderada. Assim, as áreas afetadas são irrigadas com maior volume sanguíneo e oxigenadas. Isso fará uma limpeza no organismo, ajudando na eliminação do ácido lático.
—
>Do Jornal do Commercio
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Segunda, 27 de Julho de 2015 -19h52m)
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5579