Hoje (dia 26/07) é Dia dos Avós. Por isso, resolvi compartilhar aqui no Colheradas uma das receitas que a minha avó Maria Helena faz e todo mundo ama! Batizadas por ela mesma de “Bolachinhas 10”, essas delícias são um clássico na minha família e já faziam sucesso muito antes de eu nascer.
Sabe quando bate aquela fome no meio da tarde? Quando isso acontece na casa da minha avó, todo mundo vai direto atacar essas bolachinhas. Há anos, ela sempre tem um pote cheio delas no armário da copa – aquele cantinho dos tesouros que só tem na casa dos avós. Amanteigadas e suaves, elas são superfácies de fazer! Levam apenas cinco ingredientes, assam muito rápido e podem ser uma ótima alternativa para servir com café. Não tem quem não goste!
O legal é que, quando a massa estiver pronta, você pode moldar as bolachinhas do jeito que quiser. Na minha família, por muitos anos o formato tradicional foi o de anelzinho. Mas, recentemente, minha avó teve uma ideia superfofa para receber o terceiro netinho, Bruno, que estava para nascer: comprou moldes de letras e carimbou a inicial do nome dele nas bolachinhas. Depois, embrulhou um punhado delas em pacotinhos, que foram entregues como lembrancinha na maternidade. O sucesso foi tanto que, no mês passado, ela fez a mesma coisa quando a Gabi, irmã do Bruno, nasceu. Está aí uma dica para quem procura ideias de lembrancinhas baratas, fáceis e gostosas.
Quando contei para a minha avó que a receita seria postada aqui no Colheradas, ela ficou tão feliz que decidiu retribuir a homenagem. Fala sério, tem mais fofa?
Sabe aquelas receitas que têm gostinho de infância, de conversa depois do almoço, de sessão de cinema no sofá durante as férias e de carinho de avó? Essa é uma delas!
Rendimento: aproximadamente 200 unidades
Ingredientes
4 ovos inteiros
1 kg de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
400 g de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de fermento
Como fazer
Amasse todos os ingredientes até formarem massa uniforme. Outra opção é bater todos os ingredientes na batedeira para massas (batedeira planetária que o batedor gira e não aquela que ele fica no próprio eixo) com batedor em formato de gancho.
Enrole da maneira que preferir, mantendo 2 cm de diâmetro, e acrescente qualquer tipo de decoração, que possa ir ao forno.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Asse em forma não untada por aproximadamente 20 minutos
Espere esfriar e guarde em pote de vidro bem tampado. As bolachas duram cerca de um mês, mas, acredite, dificilmente o pote ficará cheio por tanto tempo.
—
Fotos: Beatriz Morrone
>Do Meus Cinco Minutos
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Domingo, 26 de Julho de 2015 -09h38m)
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5579