10 coisas que podem prejudicar seu cérebro

Young womaniStock/Getty Images

PREOCUPAÇÃO

Fortes emoções variando de êxtase para profunda tristeza podem nos levar a um distanciamento do mundo que nos rodeia. Imagine uma adolescente apaixonada que não consegue esconder seus sonhos e não consegue se concentrar na sala de aula.

“Alguém que esteja apaixonado é mais afetado por hormônios, como oxitocina e endorfina, que aumentam o comportamento de aceitação e prazer” diz Penny B. Donnenfeld, psicóloga de Nova York. “Eles se preocupam muito com os interesses de seus parceiros, o que pode interferir na concentração e atenção, prejudicando o armazenamento de memória. Mas isso acontece em diferentes graus de severidade; muitos são capazes de colocar as preocupações românticas de lado.”

Illustration of football playersScience Picture Co/Getty Images

CONCUSÃO

Alguns fãs se lembram do jogo de futebol americano, há poucos anos atrás, quando o wide receiver Keyshawn Johnson foi nocauteado durante uma partida, mas realizou o touchdown que levou a equipe vencer o jogo. Segundo David Patterson, Diretor da organização California Brain Injury Association (CALBIA) e do Centro de Reabilitação Casa Colina, Keyshawn disse que não consegue lembrar das últimas quatro jogadas. “Ele entrou em um estado de comportamento automático – correndo durante a partida, pegando as bolas – mas não conseguia lembrar dos detalhes, disse Patterson.

Woman sitting in a windowiStock/Getty Images

TRAUMAS EMOCIONAIS

Os intensos efeitos do transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) são mais conhecidos e melhor tratados hoje em dia. Depressão, mudança de personalidade e perda de memória são alguns sintomas que podem ser desencadeados por um acontecimento traumático. Sinais de TEPT normalmente aparecem dentro de três meses após o acontecimento, entretanto alguns traumas, como abuso infantil, podem permanecer na memória por décadas.

Men toasting with beerNikada/Getty Images

ABUSO DO ÁCOOL E DROGAS

Certamente não é surpresa que várias substâncias podem alterar noção, percepção e ação. Drogas como álcool, maconha e cocaína, tem efeitos como perda de noção em usuários adultos, mas é limitado até o fim da duração da droga no organismo. Como foi observado por Mitch Earleywine, professor de psicologia na Univerdade Estatual de Nova York em Albany,  perda de memória em curto prazo é ocasionada pela idade- mesmo se usuários da meia idade atribuem isso ao uso da erva. Excesso de álcool, entretanto, pode inibir a habilidade do cérebro de gravar memórias do evento.

Sleepless maniStock/Getty Images

INSÔNIA

De acordo com a Fundação Nacional do sono, em 2008, os americanos dormiam em média 6 horas e 40 minutos por dia durante a semana. Há cem anos atrás, a média era de 9 horas. 

Apesar da maioria das pessoas se sentirem bem dormindo menos do que o recomendável, estudos mostram que as pessoas que dormem de 7 a 9 horas por noite apresentam melhores resultados em resolver problemas criativamente e em tarefas que exigem o uso da memória.  Concentração, controle emocional e até habilidades motoras são prejudicadas quando o cérebro e corpo são desprovidos de sono.  Além disso, pessoas que ficam acordadas por dias seguidos apresentam alucinações e paranoia. 

– 

hotdogiStock/Getty Images

ALIMENTAÇÃO RUIM

Pesquisas ainda não quantificaram especificamente quais são os efeitos de uma boa dieta ou uma dieta ruim na saúde mental. Mas sabemos que o Ômega 3 (encontrado em peixe, soja, nozes e outros alimentos) ajudam a fornecer ao corpo aminoácidos necessários para a formação de células e na produção de neurotransmissores do cérebro como serotonina e dopamina. Indiscutivelmente, neurônios saudáveis performam melhor do que os não saudáveis, promovendo clareza nos conhecimentos, boa memória e bom humor. Apesar dos alimentos não saudáveis não diminuírem o QI ou destruir a memória, uma alimentação regular auxilia o cérebro a maximizar seu potencial.

Startled manSteve Prezant/Corbis

SUSTO REPENTINO

Quando a concentração é interrompida por uma surpresa, a memória do que se estava pensando ou fazendo pode ser apagada momentaneamente. O lapso temporário é explicado por um mecanismo de defesa ao estresse, advindo da natureza humana. “Se você está andando por uma trilha e um urso aparece, você se assusta e fica em estado de alerta durante todo o resto do caminho”, diz Dr. Patterson. “Você talvez se lembre de todo o evento ter acontecido em câmera lenta – mas você pode não se lembrar qual era o caminho em que estava antes de fugir do urso.” 

Choking womanScience Photo Library/Getty Images

FALTA DE OXIGÊNIO

O tecido cerebral requer fornecimento regular de oxigênio, que é fornecido pelo fluxo do sangue, pois ele é muito rico em oxigênio. Se o fluxo de oxigênio do pulmão é interrompido – seja por engasgamento ou sufocamento – o coração vai aumentar o fluxo de sangue e enviar o oxigênio disponível para o cérebro. Episódios leves de anóxia no cérebro pode levar a tontura e perda de percepção por um curto momento, mas geralmente a recuperação é rápida e completa. Inalação de fumaça e mudanças repentinas de altitude podem causar os mesmos sintomas.



Pork tapeworm (© Garry DeLong/Oxford Scientific (OSF)/Photolibrary)

NEUROCISTICERCOSE

Aviso para leitor com estômago fraco:  Isso pode ser nojento.

Neurocisticercose é uma infecção parasitária no sistema nervoso que começa quando o embrião da tênia T. solium é digerido. Esse embrião normalmente encontrado em carne crua ou mal cozida de porco que comeu fezes humanas contaminada e em alguns casos de má higiene em que fezes são ingeridas acidentalmente.

Ainda está lendo?

Uma vez que o embrião é engolido, a capa protetora é dissolvida no ácido estomacal, liberando a larva do cisto no tatro intestinal. As larvas atravessam a corrente sanguínea e chega ao cérebro, onde acontece a infecção que pode levar a hidrocefalia – excesso de fluído do cérebro. Os sintomas da doença são convulsões, dor de cabeça, dificuldade de concentração, perda de memória, problemas de equilíbrio e confusão. 

 –

Arguing menE+/Getty Images

ESTRESSE E ANSIEDADE

Em pequenas doses, estresse e ansiedade contribuem positivamente para a funcionalidade mental: eles nos fazem focar mais a nossa atenção e resolver a situação que está nos incomodando. Por exemplo, se você está nervoso por causa de uma prova importante, você se concentrará mais nos estudos.  No entanto, quando associados, os efeitos podem nos atrapalhar psicologicamente e neurologicamente. “Há um estudo que sugere que estresse muito alto ou estresse crônico podem afetar o hipocampo, parte do cérebro que é a principal sede de formação de memória, disse Penny B. Donnenfeld, Ph.D. Ela também observou que o corpo libera químicas relacionadas ao estresse, como cortisol que pode colocar o sistema nervoso em alerta e trazer sensações de distração, pânico e fadiga. 

>Do MSN
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Sexta, 17 de Julho de 2015 -21h32m)


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5579

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale Conosco

Share on facebook
Share on whatsapp

Telefones Úteis

  • OROBÓ FM  81 3656 1264
  • ABRIGO SÃO FRANCISCO de ASSIS 81 3656 1594 / 81 9678 7378 (TIM)
  • BANCO do BRASIL  81 3656 1144
  • CÂMARA MUNICIPAL 81 3656 1143
  • CELPE (Companhia Energética de PE) 81 3621 1279 (Carpina)
  • COMPESA (Companhia de Água e Esgoto de PE) 81 3656 1162
  • COMSEF (Comunidade Semeando o Futuro) 81 3656 1399
  • CONSELHO TUTELAR 813656 1206
  • CORREIOS (Empresa de Correios e Telégrafos) 81 3656 1135
  • DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) 81 3638 1194 (Bom Jardim)
  • DELEGACIA (PC) 81 3656 1190
  • DESTACAMENTO (PM) 81 9513 3884
  • ESCOLA ABÍLIO de SOUZA BARBOSA 81 3656 1499
  • ESCOLA PROFESSORA RITA MARIA DA CONCEIÇÃO 81 3656 1578
  • HOSPITAL SEVERINO TÁVORA 81 3656 1124
  • PARÓQUIA NOSSA SENHORA da CONCEIÇÃO 81 3656 1226
  • PREFEITURA 81 3656 1156
  • SECRETARIA de SAÚDE 81 3656 1177