Consumidor reclama de corpo estranho dentro de caixa de leite

 

O que seria um café-da-manhã corriqueiro se tornou uma mistura de dúvida com insatisfação na casa de Carlos Alves, na última terça-feira (30). Ele relata que, ao beber um copo de leite, percebeu uma borra de pó preto no fundo e, quando abriu a caixa da bebida encontrou mais. Carlos disse que procurou a Vigilância Sanitária do Recife e que teve a denúncia recebida pelo órgão, mas reclama a falta de um protocolo ou outro recurso que comprove.

Ainda segundo Carlos, a produtora do leite, Betânia, também foi procurada e deu um prazo de cinco dias úteis para a coleta do material e troca do produto. No entanto, Carlos quer tem urgência para saber o que ingeriu. A empresa afirmou que vai analisar a substância para identificar o problema.

Nesta quinta-feira (2), o denunciante vai registrar a queixa oficialmente na Delegacia do Consumidor, no bairro da Boa Vista, Região Central do Recife. Ele foi orientado a levar uma caixa fechada oriunda do mesmo lote do leite contaminado. O material será levado ao Instituto de Criminalística (IC) onde será periciado e identificada a substância.

Esclarecimentos

Por meio de nota, a Betânia afirmou que o leite “é produzido usando equipamentos Tetra Pak, e um desses equipamentos, o que realiza o tratamento térmico UHT (Ultra-High Temperature), é o Esterilizador, onde o leite é aquecido à 142 ºC por 4 segundos e resfriado rapidamente à 29°C”.

A empresa continua, esclarecendo que, “durante este aquecimento, assim como acontece durante à fervura do leite doméstico, o leite acaba aderindo às paredes do tubo assim como acontece na panela durante à fervura do leite” e que, “se durante o processo ocorrer oscilação brusca de temperatura, poderá causar o desprendimento de partículas queimadas”.

A Betânia lembra que “este queimado provocado por uma falha do processo pode vir a parar pontualmente em uma caixa de leite UHT”, que “é simplesmente leite queimado que poderá dar aspecto ruim ao produto, visualmente desagradável, mas jamais trará algum risco a saúde”.

Por fim, a empresa disse que “já entrou em contato com o consumidor, realizou a troca da mercadoria e já está tomando todas as providências para apurar falhas que houve e evitar que ocorra novamente em novos lotes”.

>Da Folha de PE
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Quinta, 02 de Julho de 2015 -19h32m


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