Os 9 mandamentos de um adulto feliz

A vida adulta, como qualquer outra época, tem lá seus prós e contras. E o mais importante: não tem nada a ver com o que imaginávamos que seria enquanto estávamos na tenra infância. Não estou muito certa se isso é bom ou ruim, mas embora isso traga sentimentos de nostalgia e frustração na maioria das pessoas, gosto de pensar que estou um pouco mais evoluída agora – intelectual e emocionalmente – do que quando era criança, então os novos cenários que me trouxeram até aqui são fruto de uma visão mais acertada do que a que eu tinha aos 10 anos.

Cheguei aos 25 anos com apenas uma certeza, e é a de que todas as minhas decisões tem de ser tomadas para um fim maior e bastante pontual: a minha felicidade. Sim, felicidade. Eu não quero mais ganhar nenhum prêmio Nobel, Pulitzer ou qualquer agraciação por serviços prestados ou material intelectual. Não quero ser fonte de inspiração para ninguém (apenas um dia, com sorte, para meus futuros filhos). Não quero ganhar meu primeiro milhão até os 30 (ainda bem que desisti desse enquanto é tempo, rs) ou nenhum outro grande feito. Quero ser comumente, ordinariamente, feliz. Satisfeita na maior parte do tempo. Se eu soubesse aos 10 anos tudo que sei hoje, acho que não teria escolhido diferente. Parece simples, mas não é. É o maior dos desafios diários. Mas acho que estou tendo algum sucesso na missão. Por isso escrevi aqueles que – para mim – funcionam como os mandamentos de um adulto feliz. Tento lembrar deles todos os dias, nos de sol e nos feitos para chover.

1 – Lembre sempre que nunca é tarde para (re)começar

Enquanto na adolescência achamos que temos todo o tempo do mundo, a partir dos 20 e poucos anos começamos a achar que não temos tempo nenhum. Que se você mudar de uma carreira certa para um negócio incerto sua vida será acometida por um fracasso terrível, que se você não casar na mesma idade que suas amigas (mesmo sem as condições propícias para tal ou um amor para chamar de seu) seus ovários vão secar e murchar e você vai ficar para titia, que se você decidir mudar de curso na faculdade no último ano antes de se formar ou tirar 1 ano para viajar o mundo enquanto devia estar ganhando dinheiro jamais vai recuperar o tempo perdido. Spoiler: é tudo mentira. Joga essa covardia de lado e faz o que seu coração mandar. O universo conspira a favor dos corajosos.

| Sugestão de filme: Mesmo Se Nada Der Certo |

2 – Pare de tentar se encaixar

Tentar achar seu espaço no mundo é coisa de crianças e pré-adolescentes, adultos criam o seu espaço no mundo. Não espere até “se descobrir” para começar uma carreira, isso é fruto do pensamento que você precisa identificar onde quer se encaixar. Faça as coisas do seu jeito e crie suas próprias oportunidades, aja exatamente como você é e atraia pessoas que tem sinergia com sua personalidade para perto de você ao invés de pensar como deve agir para ser ou continuar amigo de determinadas pessoas. Seja espontâneo nas atitudes e nos pensamentos.

| Sugestão de filme: As Vantagens de Ser Invisível |

perks post

– Trabalhe em algo que ame, mas não torne nenhum trabalho na principal relação da sua vida

Vivemos numa cultura que enraíza em nós, desde muito pequenos, o conceito de que o trabalho dá sentido às nossas vidas e que precisamos nos realizar no âmbito profissional para termos uma vida completa. Particularmente, tenho no trabalho uma grande fonte de realização e ânimo, mas acho perigoso vender essa ideologia, pois faz pessoas com outros interesses ou inclinações se sentirem erradas, deslocadas. Como por exemplo uma mãe que decide “largar tudo” (essa expressão, comumente usada para definir uma pessoa que sai do trabalho como alguém que abandona tudo já denota a gravidade do pensamento) para cuidar dos filhos. É como se fosse uma escolha menor, menos corajosa ou louvável, mas não é. Trabalhar é ótimo, mas não deixe ninguém te vender a ideia de que sem ele você não é nada. Se você tiver isso em mente, terá mais liberdade na hora de fazer escolhas.

| Sugestão de filme: O Diabo Veste Prada |

4 – Viva e deixe morrer

Uma ilusão de adolescência que não deve perdurar é a de que tudo dura pra sempre. Seria maravilhoso que sim, e algumas poucas coisas até podem durar, mas o fato é que a maioria das relações são passageiras. Sejam amores, amigos ou relações profissionais. Saber encarar com um pouco de serenidade o encerramento de cada ciclo é essencial para se manter feliz. Dê o seu máximo, aproveite cada minuto, mas depois aceite o inevitável fim.

| Sugestão de filme: 500 Dias com Ela |

500 days of summer

5 – Passe tempo sozinho

E quando falo sozinho, smartphones definitivamente não estão incluídos. Já parou pra pensar quando foi a última vez que você conseguiu parar e refletir sobre sua vida sem interferências externas? Pois é. Telefone tocando, gente falando, whatsapp apitando… são muitas distrações. Atualmente a coisa mais difícil do mundo é estar só, mas não é pra levar pro sentido melancólico. O mundo externo acaba influenciando mais de 90% das nossas decisões, já pensou no que faria com sua vida se o mundo a sua volta não estivesse interferindo o tempo todo nas suas escolhas? Experimente.

| Sugestão de filmes: Na Natureza Selvagem, Livre |

6 – Encontre um hobby

A pior coisa do mundo é parar e perceber que toda e qualquer atividade que você desenvolve é pura obrigação. Seja obrigação de trabalho ou obrigação com os outros. Encontrar um passatempo com a única finalidade de lhe trazer prazer é algo que você não deve adiar nem por um minuto. Pode ser uma coisa besta como esses livros de colorir que tomam horas, montar um quebra-cabeça ou até se dedicar com afinco a uma atividade física, o importante é que lhe faça bem.

jardim secreto 1

7 – Seja mais seletivo

Tolerar relações que não trazem nenhum bem apenas pela “comodidade” de não precisar tomar uma decisão, ir a lugares que não tem nada a ver com você porque não tem coragem de dizer não – deixe isso pra trás, beeem pra trás. Podem parecer pequenas coisas, mas nunca tomar as rédeas para viver situações da forma como lhe fará mais bem acaba minando pouco a pouco as pequenas alegrias da vida.

8 – Invista mais em viagens do que em compras

Quem sou eu para dizer como cada um deve gastar seu dinheiro, mas se teve uma coisa que eu aprendi é que as coisas que a gente compra trazem apenas uma satisfação imediata, já as experiências que vivemos fazem nossos olhos brilharem pra sempre e trazem uma bagagem muito mais duradoura.

9 – Crie seus próprios mandamentos

A ideia desse post foi compartilhar alguns pensamentos que tem se mostrado benéficos para minha vida, pois podem funcionar também para outros, afinal, a maioria das nossas questões íntimas são profundamente universais (embora sempre pensemos que nossos dramas são apenas nossos). Reflita sobre cada um, mas o mais importante: crie seus próprios mandamentos. Lembre-se que ser feliz é simples, difícil é tomar as decisões necessárias para chegar lá. Comece agora.

>Do NE10
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Quarta, 29 de Abril de 2015 -14h06m)


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5579

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale Conosco

Share on facebook
Share on whatsapp

Telefones Úteis

  • OROBÓ FM  81 3656 1264
  • ABRIGO SÃO FRANCISCO de ASSIS 81 3656 1594 / 81 9678 7378 (TIM)
  • BANCO do BRASIL  81 3656 1144
  • CÂMARA MUNICIPAL 81 3656 1143
  • CELPE (Companhia Energética de PE) 81 3621 1279 (Carpina)
  • COMPESA (Companhia de Água e Esgoto de PE) 81 3656 1162
  • COMSEF (Comunidade Semeando o Futuro) 81 3656 1399
  • CONSELHO TUTELAR 813656 1206
  • CORREIOS (Empresa de Correios e Telégrafos) 81 3656 1135
  • DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) 81 3638 1194 (Bom Jardim)
  • DELEGACIA (PC) 81 3656 1190
  • DESTACAMENTO (PM) 81 9513 3884
  • ESCOLA ABÍLIO de SOUZA BARBOSA 81 3656 1499
  • ESCOLA PROFESSORA RITA MARIA DA CONCEIÇÃO 81 3656 1578
  • HOSPITAL SEVERINO TÁVORA 81 3656 1124
  • PARÓQUIA NOSSA SENHORA da CONCEIÇÃO 81 3656 1226
  • PREFEITURA 81 3656 1156
  • SECRETARIA de SAÚDE 81 3656 1177