Iogurte: segundo pesquisa, alimento auxiliou na perda de peso durante a meia-idade
Camilla Maia / Agência O Globo
RIO – Perder peso sempre é um desafio, mas pode ficar mais difícil ainda com o passar do tempo. Preocupados com quem luta com a balança durante a meia-idade, pesquisadores da Tufts University, em Boston, investigaram quais alimentos estariam relacionados com o emagrecimento, e vice-versa.
Iogurte, frutos do mar, frango sem pele e nozes apareceram como aliados da dieta; já grãos refinados, amido e açúcar, presentes no pão branco, batatas e doces em geral, além de carne vermelha e processada, foram listados como os grandes vilões.
“Nosso estudo se acrescenta a novas pesquisas que mostram que contar calorias não é a forma mais eficiente para o controle e prevenção do ganho de peso a longo prazo”, explicou ao “Daily Mail” o médico Dariush Mozaffarian, que liderou a pesquisa.
Ainda de acordo com o estudo, não foi encontrada nenhuma relação direta com o ganho de peso ou com o emagrecimento em queijos e leite (seja ele integral ou desnatado). Porém, se associados com carboidratos de alto índice glicêmico (ou seja, capazes de elevar a taxa de açúcar no sangue), esses alimentos podem de fato prejudicar a dieta. Nesse caso, a solução para reduzir esse efeito seria ingerir vegetais com baixo índice glicêmico.
“Algumas comidas ajudam a preservar a perda de peso, enquanto outras pioram tudo. Mas o mais interessante é que a combinação de alimentos parece fazer uma grande diferença. Nossas descobertas sugerem que deve-se focar em comidas ricas em proteína, como peixe, nozes e iogurte, para prevenir o ganho de peso”, resumiu Mozaffarian.
“Mas nós também deveríamos evitar grãos refinados, amido e açúcar, para maximizar os benefícios desses alimentos ricos em proteína, e criar novos benefícios para comidas como ovos e queijos, que reduzem o ganho de peso associado com as carnes”, ressaltou.
Publicada no American Journal of Clinical Nutrition, a pesquisa da Tufts University analisou dados sobre a dieta de mais de 120 mil profissionais de saúde nos Estados Unidos, ao longo de 16 anos.
—
>Do O Globo
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Terça, 28 de Abril de 2015 -08h13m)
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5579