Tira-teima: respostas para cinco dúvidas comuns na academia

Esteira antes ou depois do treino? Qual o número de repetições para ganhar massa muscular? E para emagrecer? Essas e outras questões complicam a vida de todo praticante de musculação. Em muitos casos, alunos não consultam os instrutores e acabam desperdiçando todo seu esforço. Listamos cinco das principais dúvidas que acontecem na academia e esclarecemos todas elas. Vale lembrar que o professor de educação física é o mais indicado para responder suas perguntas. Na dúvida, procure um profissional. Confira: 

Número de repetições para emagrecer e para ganhar massa muscular
Normalmente, os praticantes acreditam que o treino com três séries e dez repetições é o mais indicado para ganhar massa muscular e a quantidade de três séries e quinze repetições é o ideal para o emagrecimento. Mas a questão é mais complicada do que isso. “Devemos pensar além do número de repetições e levar em conta outras variáveis, como a intensidade, a dificuldade de execução e o intervalo de recuperação entre as séries”, explica a personal trainer Fabíola Ribeiro. Não existe um treino padrão. Independentemente do seu objetivo, o ideal é não acostumar o seu corpo, variando o número de séries, combinando exercícios ou diminuindo o tempo de intervalo, sem esquecer de cuidar da alimentação e ter boas noites de sono. 

Alongamentos antes ou depois do treino
Os alongamentos são extremamente importantes, já que melhoram a flexibilidade do corpo e diminuem a chance de lesões. A sugestão do personal trainer Jerônimo Correia é realizar os alongamentos na parte do corpo que não será treinada no dia. “Isso evita a diminuição da força durante o treino. Assim, os alongamentos podem ser feitos antes ou depois sem afetar a força ou aumentar os riscos de lesões.”. Já em relação às áreas que foram exercitadas, os alongamentos podem ser utilizados depois do treino, para diminuir a tensão e promover o relaxamento do local. 

Exercícios mais eficientes para o bumbum
Ter um bumbum durinho é o desejo da maior parte das mulheres que entram na academia. Aulas com muitas repetições e exercícios conhecidos, como o glúteo quatro apoios com caneleira, não são os mais indicados para isso. O personal trainer Cleiton Andrade esclarece que os treinos com alto nível de produção de força para os glúteos são os mais eficientes. “Exercícios como o afundo (agachamento unilateral), leg press e suas variações alcançam resultados muito superiores. É preciso tomar cuidado com cargas muito elevadas no glúteo quatro apoios, pois nessa posição sua coluna fica exposta a um risco maior de lesão”.
 

Esteira antes ou depois do treino
Fazer esteira antes ou depois depende do seu objetivo. Quer quer ganhar massa muscular deve utilizar o equipamento antes do treino. Já aqueles que procuram perder peso podem parcelar o tempo na esteira (fazer 15 minutos antes e 15 minutos depois do treino, por exemplo). O instrutor da Academia Move André Lopes afirma que as pessoas podem cometer erros ao fazer esteira. “Os enganos mais comuns são querer fazer esteira(caminhando ou correndo)pensando apenas no tempo. É melhor fazer 20 minutos mais intensos de que 30 mais suaves. É preciso observar fatores como a intensidade do treino e a individualidade biológica de cada um”. 

Velocidade de execução dos movimentos
Mais lento ou mais rápido? Essa é uma das dúvidas mais comuns para os praticantes de musculação. Aqueles que buscam o aumento da massa muscular precisam levar em consideração questões como intensidade, número de repetições, entre outras já citadas, e a velocidade da execução dos movimentos. O professor de educação física Rafael Moura explica que tanto o movimento mais rápido quanto o mais lento podem ser utilizados. “O exercício físico tem duas fases: o momento de encurtamento e o de alongamento do músculo. Há estudos mostrando ganho de massa tanto em exercícios executados mais lentamente quanto em repetições mais rápidas. Depois que o praticamente alcança certo nível de condicionamento, o ideal é combinar as velocidade.

>Do Diario de PE
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Quinta, 23 de Abril de 2015 -10h27m)


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5579

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale Conosco

Share on facebook
Share on whatsapp

Telefones Úteis

  • OROBÓ FM  81 3656 1264
  • ABRIGO SÃO FRANCISCO de ASSIS 81 3656 1594 / 81 9678 7378 (TIM)
  • BANCO do BRASIL  81 3656 1144
  • CÂMARA MUNICIPAL 81 3656 1143
  • CELPE (Companhia Energética de PE) 81 3621 1279 (Carpina)
  • COMPESA (Companhia de Água e Esgoto de PE) 81 3656 1162
  • COMSEF (Comunidade Semeando o Futuro) 81 3656 1399
  • CONSELHO TUTELAR 813656 1206
  • CORREIOS (Empresa de Correios e Telégrafos) 81 3656 1135
  • DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) 81 3638 1194 (Bom Jardim)
  • DELEGACIA (PC) 81 3656 1190
  • DESTACAMENTO (PM) 81 9513 3884
  • ESCOLA ABÍLIO de SOUZA BARBOSA 81 3656 1499
  • ESCOLA PROFESSORA RITA MARIA DA CONCEIÇÃO 81 3656 1578
  • HOSPITAL SEVERINO TÁVORA 81 3656 1124
  • PARÓQUIA NOSSA SENHORA da CONCEIÇÃO 81 3656 1226
  • PREFEITURA 81 3656 1156
  • SECRETARIA de SAÚDE 81 3656 1177