Neste fim de semana, curiosamente, o Brasil teve a oportunidade de ver pela televisão duas versões oficiais da presidente Dilma Rousseff (PT). Em uma frente, a Dilma oficial é a do mandato atual, a petista atual, uma transmissão da Presidência da República na noite do domingo dia 8, Dia Internacional da Mulher. Na outra frente, a Dilma é a do PSDB. O partido compilou gravações oficiais da então candidata à reeleição em 2014 e depois contextualizou com o que ocorre atualmente na economia, sem usar um político tucano sequer para se contrapor às falas da própria Dilma. Os filmes estrearam no sábado (7).
Confira abaixo e comente: de que Dilma você vai?
>>DILMA DO PT – a transmissão presidencial
Na transmissão em rede nacional, um pronunciamento que durou pouco mais de 15 minutos, Dilma pela primeira vez reconheceu a gravidade da crise. Ainda assim apenas em parte.
Se fez muito bem em ir à televisão e falar abertamente da crise, a presidente demonstrou evidente perda de “timing”. É que ela tratou o atual desastre na economia como questão séria, que enseja cortes e medidas duras, porém afirmando que “nem de longe está vivendo uma crise nas dimensões que dizem alguns”. E é aí que mora a questão: Dilma demorou tanto a reconhecer o cenário real da economia que agora precisa fingir que estamos lá atrás, em 2014, quando o problema era só do governo. Na verdade o momento, e não são “alguns” que dizem, é outro. A crise já começou a agredir o orçamento das famílias.
Seja honesto e pense em você mesmo, na sua feira, no seu gasto com restaurantes, com a escola dos filhos. Você consegue manter seu nível de vida de um ano atrás? E de dois anos atrás?
Dilma fala: “você tem todo o direito de se irritar e se preocupar” e depois pede “paciência”, fala que “a situação é passageira”. Ora, se a questão era demonstrar sensibilidade com a família e o cidadão, ser propositiva, ela poderia ter, por exemplo, aconselhado as famílias a conterem os gastos. Não é debate partidário. Só a conta de luz subirá em média 30% este ano.
Observação: de fato, o foco não era tratar de escândalos, mas a presidente dedicou apenas sete segundos – de 12:59 a 13:06 – para tratar do petrolão, de forma mais do que genérica.
>>DILMA DO PSDB – a produção tucana
—
>Do Jornal do Commercio
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Segunda, 9 de Março de 2015 -15h17m)
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5579