Tire suas dúvidas sobre o protetor solar

Bastou o verão chegar para o assunto proteção solar começar a  se meter nas conversas triviais do dia a dia. Apesar de ser um velho conhecido nosso, o protetor solar ainda parece um estranho no ninho que deveria vir com bula explicativa, pois são inúmeras as dúvidas a respeito do produto. Tem gente que continua sem saber, por exemplo, a quantidade correta do produto a ser aplicado na pele. Sem falar daqueles seres praticamente alienígenas que sequer usam protetor diariamente. Mas pra que se melecar todos os dias? Para se proteger de queimaduras, envelhecimento precoce da pele, rugas e manchas.

Apenas 28% dos entrevistados em todo o Brasil usam  protetor solar! O dado é de uma pesquisa realizada pela Jonhson&Johnson, em 2013, em cinco capitais brasileiras (Recife, Belém, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre), com 200 pessoas em cada uma das cidades. A procentagem é muito baixa, principalmente para o Recife, onde 84% dos habitantes admitem que o sol faz parte da rotina diária. E não é porque estão todos de folga curtindo uma prainha. Basta uma caminhada até o restaurante para o almoço, ou até a parada de ônibus, ou mesmo uma voltinha de moto para a pele perceber que o sol está sempre de olho. Afinal, no Brasil, contamos com cerca de 280 dias de sol por ano. Dá pra ignorar?

bronzeado indio

Então tome consciência e comece a adquirir o hábito de aplicar protetor solar todos os dias, do mesmo jeito que você não esquece de escovar os dentes. Mas não se sinta um peixe fora d’água. Até quem usa protetor solar todos os dias sempre tem dúvidas se está usando corretamente. Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, no Recife, a cientista da Johnson&Johnson, Cristina Vendruscolo esclareceu as principais dúvidas dos consumidores:

A primeira delas nós perguntamos logo no começo desse post: qual a quantidade correta de protetor que a pessoa deve usar? “Teoricamente são duas miligramas por centímetro quadrado de pele. Difícil fazer esse cálculo toda vez que sair de casa, né mesmo? “Para ficar mais fácil, temos uma média geral de quantidade: uma colher de chá para a região do rosto, pescoço e colo, uma colher de chá para cada um dos braços e das pernas, outra para o tronco e mais uma para as costas. Mas é preciso ficar atento à forma correta e homogênea de aplicação do produto”, ensina Cristina. De acordo com ela, muita gente aplica três vezes menos a quantidade que deveria. Tudo bem que protetor demais não vai deixar você mais protegida ou com proteção garantida por mais tempo. Mas ainda é melhor pecar pelo excesso do que pela falta.

Na praia, use FPS mais alto, com resistência maior à água e ao suor. Já no trânsito, basta aplicar no rosto e nas partes expostas do corpo. Caso dirija de janela aberta, use protetores que bloqueiem filtros UVA/UVB. Os vidros do carro filtram grande parte da radiação UVA e UVB.  Ao andar na rua, indo para o trabalho ou escola, use um protetor no rosto e partes expostas do corpo, pois o sol é danado e não vem só de cima. Rebate do asfalto, calçadas e vitrines direto pro seu rosto.

bronzeado run

As pessoas de pele escura precisam de protetor solar? “Sim, claro. Apesar da pele escura produzir 10% a mais de melanina do que a pele clara, essa proteção natural não impede que os raios UVA e UVB penetrem e causem ressecamento e manchas”.

Aplicar a maquiagem sobre o protetor altera a eficácia? “Não, mas é preciso evitar arrastar a esponja de aplicação do pó compacto porque essa fricção já retira um pouco do protetor. O melhor é aplicar com pincel, dando levez batidinhas”.

FPS mais alto protege mais? “Existia uma lenda urbana difundida nos anos 70 que, depois do FPS 30, os maiores fazem o mesmo efeito. Isso não é verdade. O FPS 30, por exemplo, quer dizer que o produto protege 30 vezes mais do que se a pele estivesse sem ele. O que acontece é que muita gente não aplica corretamente e acaba achando que um FPS maior protege mais. Isso depende da cor da pele, da sensibilidade”.

bronzeado homem

Protetor solar protege da luz fluorescente? “A radiação emitida pela luz branca e pela luz da tela do computador é ínfima. A não ser em casos de pessoas com melasmas”.

Dá pra usar protetor de corpo no rosto? “Pode. Os dois produtos passam por testes de sensibilidade. Mas os que são feitos especialmente para o rosto possuem fórmulas mais leves e texturas mais delicadas”.

Ao longo do dia, é preciso reaplicar o produto com que frequência? “Aí vai uma questão de bom senso, pois depende do tipo de trabalho que a pessoa faz, se suou demais, se passou a toalha depois de entrar na piscina…Oficialmente, tem que ser reaplicado a cada duas horas, se você estiver em ambientes externos”.

Ao andar na rua, indo para o trabalho ou escola, use um protetor no rosto e partes expostas do corpo: o Sol não vem só de cima, ele rebate do asfalto, calçadas e vitrines no seu rosto.

>Do NE 10
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Sábado, 27 de Setembro de 2014 -15h57m)


Deprecated: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5523

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale Conosco

Share on facebook
Share on whatsapp

Telefones Úteis

  • OROBÓ FM  81 3656 1264
  • ABRIGO SÃO FRANCISCO de ASSIS 81 3656 1594 / 81 9678 7378 (TIM)
  • BANCO do BRASIL  81 3656 1144
  • CÂMARA MUNICIPAL 81 3656 1143
  • CELPE (Companhia Energética de PE) 81 3621 1279 (Carpina)
  • COMPESA (Companhia de Água e Esgoto de PE) 81 3656 1162
  • COMSEF (Comunidade Semeando o Futuro) 81 3656 1399
  • CONSELHO TUTELAR 813656 1206
  • CORREIOS (Empresa de Correios e Telégrafos) 81 3656 1135
  • DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) 81 3638 1194 (Bom Jardim)
  • DELEGACIA (PC) 81 3656 1190
  • DESTACAMENTO (PM) 81 9513 3884
  • ESCOLA ABÍLIO de SOUZA BARBOSA 81 3656 1499
  • ESCOLA PROFESSORA RITA MARIA DA CONCEIÇÃO 81 3656 1578
  • HOSPITAL SEVERINO TÁVORA 81 3656 1124
  • PARÓQUIA NOSSA SENHORA da CONCEIÇÃO 81 3656 1226
  • PREFEITURA 81 3656 1156
  • SECRETARIA de SAÚDE 81 3656 1177