Exercícios ao ar livre: que roupas usar?

Muitos entusiastas de locais ao ar livre optam por lugares como praias, parques ou campos para praticar exercícios, fazendo da natureza sua própria academia. Além de respirar o ar puro, outro benefício vem conquistando cada vez mais as pessoas que escolhem esse tipo de prática: a maior perda calórica. Estudos da Universidade Estadual de Santa Catarina comprovaram que quem costuma andar de bicicleta ao ar livre, por exemplo, queima até 50% a mais de calorias do que queimaria realizando a mesma rotina na academia. Isso acontece pois a rua é irregular, com subidas, descidas e outros obstáculos pelo caminho.

Portanto, assim como as modalidades indoors, as outdoors também precisam de cuidados especiais na hora de serem praticadas, a começar pela roupa a ser usada. Tudo vai depender do tempo: se estiver calor, opte por roupas em tecido dry-fit e com proteção UV, que além de proteger contra os raios solares, absorvem melhor o suor e não interferem na transpiração.

Fotos: Divulgação

“Um dos maiores mitos das academias é achar que quanto mais quente for a roupa, melhor, pois assim você sua mais e emagrece mais. Só que na verdade você está perdendo apenas líquido e sais minerais, ou seja, esse peso vai ser reposto no primeiro copo d’água”, explica Andrea Albuquerque, da Prata da Casa, especializada em moda fitness. Roupas muito apertadas também não são aconselháveis, pois podem causar problemas de circulação sanguínea, ou até mesmo de pele. Como no nordeste brasileiro as temperaturas não costumam cair muito, basta levar um moletom caso o tempo esfrie.

O tênis certo também é essencial, seja para ir à academia ou correr no parque. Para isso, o primeiro passo é procurar um ortopedista para definir qual o seu tipo de pisada, que pode ser pronada (para dentro), supinada (para fora) ou neutra. “A escolha do tênis errado pode causar torções no tornozelo, lesões no tendão-de-aquiles, problemas nas costas, joelhos e quadril, e até mesmo fraturas, nos casos mais graves”, alerta Andrea. Para manter os pés secos e sem odor e evitar bolhas, hematomas ou unhas encravadas use sempre meias de algodão.

PDC 16

Luvas também são necessárias para não ficar com calos. Escolha modelos em neoprene, que são mais resistentes que as em couro ou algodão e protegem as mãos na hora da musculação. Caso vá correr de bike, opte por luvas em tecido de secagem rápida que, embora sejam são mais finas, dão maior aderência. E nada de esquecer dos óculos escuros e do boné, assim como as roupas com proteção UV, eles são extremamente importantes para evitar futuros problemas de pele.

>Do NE 10
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Sábado, 13 de Setembro de 2014 -15h09m)


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