Um dos principais cartões-postais da capital pernambucana, a Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio, Centro da cidade, será ordenada numa parceria entre a Prefeitura do Recife e a iniciativa privada. A maior parte dos 45 ambulantes que trabalham no local será removida para áreas próximas. As calçadas vão ser recuperadas e duas ruas do entorno – Mathias de Albuquerque e Amaro Pedrosa – receberão 76 quiosques para a comercialização de alimentos. As obras terão início este mês, num custo total de R$ 1,5 milhão, que ficará a cargo do Grupo Ser Educacional, proprietário de instituições de ensino superior como a Uninassau e a Faculdade Joaquim Nabuco. A previsão de conclusão dos serviços é fevereiro de 2015.
Segundo o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, a ação faz parte de um projeto maior de ordenamento urbano que começou no Cais de Santa Rita, no bairro de São José. “Nossa intenção é devolver a cidade às pessoas, ordenando o comércio informal. E a Avenida Guararapes é um dos trechos mais simbólicos do Recife.” Braga informou que a prefeitura já está em negociação com os ambulantes que serão retirados do local e removidos, junto com outros comerciantes de diferentes áreas da cidade, para terrenos disponibilizados pelo município nas Ruas do Giriquiti, Sete de Setembro, Riachuelo, Saudade e Penha.
O projeto prevê também a limpeza das pilastras dos edifícios locais, hoje repletas de sujeira, cartazes e pichações, além de nova sinalização de rua. De acordo com o coordenador de Responsabilidade Social do Grupo Ser Educacional, Sérgio Murilo, a parceria com a prefeitura pretende dar nova vida à avenida, com 200 metros de extensão, e ao entorno da via, onde mantém cinco empreendimentos: Faculdade Joaquim Nabuco, os Edifícios Trianon, JK e Santo Albino, além do lendário Bar Savoy, ícone da boemia recifense. “Poderíamos ter escolhido outras áreas, mas acreditamos que restaurar uma parcela tão significativa da cidade é uma forma de resgate para a geração atual e futuras”, argumentou.
—
>Do Jornal do Commercio
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Quarta, 06 de Agosto de 2014 -13h36m)
Deprecated: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5523