Sempre bastante elogiado por Ariano Suassuna, Os Trapalhões no Auto da Compadecida transporta Didi, Dedé, Mussum e Zacarias para o sertão nordestino. Em homenagem ao escritor, o filme é projetado neste domingo e na quarta-feira no Cinema da Fundação, em versão restaurada. Na época do lançamento, em 1987, o longa-metragem atraiu mais de 2,5 milhões de espectadores.
Renato Aragão interpreta João Grilo e Dedé Santana é Chicó. Também estõ no elenco Raul Cortez (no papel do major e do Diabo), Cláudia Gimenez (a mulher do padeiro vivido por Zacarias), José Dumont (cangaceiro) e Betty Goffman (a esposa do major e a compadecida).
O cineasta Roberto Farias (O assalto ao trem pagador) é o diretor da adaptação, que tem trilha sonora armorial assinada por Antônio Madureira. A direção de fotografia é de Walter Carvalho (Central do Brasil), que reencontrou a obra de Suassuna na mesma função na minissérie A Pedra do Reino.
No Recife, o filme ficou em cartaz no cinema Astor em julho de 1987.
Veja anúncio publicado no Diario de Pernambuco na época:
—
>Do Diario de PE
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Sábado, 02 de Agosto de 2014 -14h04m)
Deprecated: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5523