Veículos roubados, clonados ou simplesmente com atraso no licenciamento estão mais fáceis de serem identificados nas ruas. Desde ontem, a Operação Trânsito Seguro, do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE) passou a contar com duas centrais móveis de fiscalização eletrônica, uma para atuar na Região Metropolitana e outra para o interior. No primeiro dia, 185 veículos foram abordados, sendo oito deles multados e três recolhidos.
Os equipamentos são alugados ao custo de R$ 800 mil por ano cada um. Considerando uma frota atual de 2,5 milhões de veículos no Estado, o órgão reconhece a necessidade de ampliar o número de centrais. O sistema instalado em duas doblôs é composto por duas câmeras com sistema de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), além de notebook e rádio-transmissores. As câmeras têm um raio de ação de 100 metros e são capazes de capturar a imagem de quatro placas por segundo. As informações são confrontadas com as do banco de dados do Detran e, havendo suspeita de irregularidade, o equipamento emite uma luz vermelha. Não havendo, a luz é verde.
Em caso de irregularidade, o agente de trânsito presente na central de fiscalização eletrônica repassa a informação para a equipe de abordagem presencial mais próxima. Com isso, o órgão acredita que o tempo de abordagem será consideravelmente reduzido, pois bastará ao agente verificar, na abordagem presencial, o porte dos documentos e o cometimento de alguma infração, a exemplo da alcoolemia. A agilidade também promete reduzir o impacto das abordagens no tráfego.
De acordo com o Detran, a central de fiscalização eletrônica é capaz de monitorar vias de mão única e dupla, cruzamentos, entroncamentos e bifurcações, capturando as imagens dos veículos com qualidade, realizando o reconhecimento de placas dianteiras ou traseiras, independentemente da luminosidade do ambiente, permitindo operações diurnas e noturnas.
CAMPANHA
As centrais vão alertar os motoristas sobre os prazos do licenciamento do veículo, por meio de um visor eletrônico de LED. O dia 30 de junho é o último para os carros com placas terminadas em 1, 2, 3 e 4 circularem com o Certificado de Licenciamento Anual (CLA) do ano passado. O último dia de julho (31) é o limite para os veículos de placas com final 5, 6 e 7. E 31 de agosto, os de final 8, 9 e 0.
O Detran orienta para que quem não receber o CLA em sua residência até 7 dias úteis antes da data-limite, procure o Detran para solicitar o documento. Para isto, o proprietário deve ter em mãos os documentos de identificação (RG e CPF), além do original e cópia do Certificado de Registro Veicular (o CRV, popularmente conhecido como recibo).
—
>Do JC
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Sábado, 07 de Junho de 2014 -21h19m)
Deprecated: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5523