Beijo é tudo de bom: emagrece, alivia o estresse, faz bem à saúde… É um clássico que nunca sai de moda. Para comemorar o Dia Internacional do Beijo, neste domingo (13/4), vamos descobrir porque beijo é tão bom.
“O beijo erótico, conhecido como beijo francês (de língua, para ser mais explícita) é um verdadeiro termômetro da relação sexual. Se o casal pratica esse beijo, quer dizer que a relação sexual é prazerosa. Em consequência, o vínculo amoroso entre o casal é mantido por mais tempo”, explica a sexóloga e psicóloga Silvana Melo.
De fato, a maior parte das relações sexuais começa com o beijo, primeiro a provocar excitação e aumentar a libido. “Os lábios têm uma camada muito fina, com muitos transmissores sensoriais. por ser um tipo de toque, produz endorfina”, explica Silvana.
Está aí a explicação para a sensação de bem-estar e relaxamento que, algumas vezes pode chegar até ao orgasmo! “Existem pessoas que chegam ao ápice do prazer sexual apenas durante o beijo”. Mas não vá pensar que o beijo não foi sensacional só porque você não chegou lá. “Esses casos são raridade”, diz Silvana.
Saindo da cama para o guarda-roupa, não pare de beijar. Prints de boquinhas ou de rostos com lábios vermelhos loucos por uma beijoca volta e meia aparecem nas passarelas e nas ruas. Na coleção pop art Heart and Lips, de Yves Saitn Laurent, de 1966, um rosto de perfil bem colorido sobre um vestido preto homenageava o amigo e artista plástico Andy Warhol. Novamente, para o inverno de 2014, lá estão as print lips na coleção de YSL.
Detalhe de ‘O Beijo’, de Gustav Klimt
Outros artistas também fizeram obras famosas que tiveram o beijo como tema, como a bela pintura de Gustav Klimt.
Ilustração: Lips, de Diane Von Furstenberg
Diane von Furstenberg gosta tanto de print lips que é sua marca registrada. Prada, Alexander MacQueen lá fora e Reinaldo Lourenço e Neon aqui dentro ( para o inverno de 2011) já caíram de boca, literalmente, na trend que agora está em alta. As fast-fashion não dormiram no ponto e também encheram suas araras de beijinhos.
Looks de Saint Laurent e Reinaldo Lourenço, respectivamente
Quando bater a fome, em vez de comer, beije. Dois ou três minutinhos beijando já são suficientes para a perda de 26 calorias. A pele do rosto também fica bem mais tonificada a cada beijoca que você sai sapecando por aí. “Beijar promove exercício facial porque mexe a musculatura do rosto e da língua”, avisa a sexóloga.
Hidratar os lábios é fundamental
Sensíveis que são, os lábios pedem cuidados. Hidratação é imprescindível para mantê-los em ordem. “Lábios bem tratados são sinônimo de juventude e saúde”, alerta o dermatologista Josemir Belo.
Quando sentir os lábios secos, portanto, nem adianta passar a língua com saliva achando que vai amenizar o problema. “Esse ato não alivia o ressecamento, podendo piorar a secura dos lábios ou até mesmo provocar um processo de sensibilização”, adverte Josemir.
Sem falar que o ressecamento compromete a make. “Deixa os lábios mais suscetíveis a herpes, aftas, dermatite de contato, fissuras e rachaduras”, declara o dermatologista. Hidratante labial já!
E veja lá quem você vai beijar. Existem cinco doenças podem ser transmitidas pelo beijo: mononucleose (doença do beijo), herpes simples, gripes e resfriados, hepatite A e meningites. Ui!
>Do NE 10
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Dom, 13 de Abr. de 2014 -19h51m)
Deprecated: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5523