São Paulo (SP) – Na maioria das grandes cidades – principalmente nas europeias -, ter uma picape média para uso urbano no dia a dia é algo impensável. Ao contrário disso, no Brasil, é comum ver no trânsito das metrópoles vários utilitários esbanjando seus muitos metros de comprimento, ocupando o lugar que poderia servir para mais de um modelo compacto. É nessa pegada de “cowboy do asfalto” que a Ford aposta no relançamento da versão Sport da Ranger no Brasil. Baseada na linha XLS, a novidade chega com preço de R$ 67.990, incluindo boa lista de equipamentos de série e focada na relação custo/benefício.
Durante a apresentação da picape em São Paulo, ficou claro que a Ford está querendo invadir a praia de outro segmento: o das picapes pequenas. Afinal de contas, as versões mais caras das líderes do segmento, Fiat Strada e Volkswagen Saveiro, em suas configurações topo de linha e com todos os opcionais disponíveis, chegam a valores próximos ao da Ranger. O que a montadora do oval azul argumenta é que com a picape média você terá muito mais capacidade de carga (isso é fato), sem perder o conforto de um carro de passeio (não é bem assim).
Testamos a versão Sport em um trajeto que somava trechos de trânsito intenso – típico da capital paulista – com alguns quilômetros de rodovia. De fato a Ranger Sport não tem pegada de utilitário focado no uso comercial – pelo menos da forma de condução. Não chega a ter o conforto de um sedã, tampouco a leveza de um hatch, mas a Ranger se mostrou equilibrada na estrada e um pouco ágil no trânsito. Claro, os 5,4 metros de comprimento comprometem a agilidade do utilitário. Olhar para o retrovisor interno e ver aquela caçamba enorme de 1.800 litros de capacidade chega a assustar – parece que ela não tem fim. Os carros que estão atrás chegam a desaparecer diante da imensidão do compartimento de carga. O sensor de estacionamento deveria ser obrigatório nessa versão, mas ele não está lá – nem como opcional.
Destaque no interior é o ar-condicionado, que talvez tenha sido projetado para uma picape de cabine dupla, consegue esfriar a cabine simples da Sport em poucos segundos. O acabamento é bom, como também é interessante o sistema de áudio que conta com um visor de 4,3 polegadas. Só não espere muito silêncio na cabine, pois o barulho do motor 2.5 flex invade bem o interior do utilitário.
Por falar no motor, os 173 cv de potência e 24,8 kgfm de torque (etanol), com a tração sempre 4×2 (traseira), são suficientes para transportar a picape. Testamos o modelo sem os mais de 1.400 kg de carga que a picape suporta, mas ficou evidente que sobra força na Sport. Diante de tantos atributos e de um preço justo, pode esperar que não vai demorar para você se depararem com muitas unidades da Ranger Sport no trânsito e nos estacionamentos dos shoppings e supermercados. Talvez você não encontre tantas assim no campo.
>Do Diario de PE
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Dom, 30 de Mar. de 2014 –17h51m)
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