O lado desconhecido das frutas e dos seus sucos naturais

Vendido e promovido como algo a ser praticado com mais recorrência pelo bem da saúde, o hábito de comer frutas não é sempre tão positivo assim. Pelo menos para os diabéticos, que podem sofrer complicações em decorrência do alto teor glicêmico de alguns tipos. É que alguns frutos liberam a glicose no sangue com mais rapidez do que outros, e isso em nada tem a ver com o dulçor percebido pelo paladar.

Por exemplo, abacaxi, laranja, uva, manga, abacate, caqui e pinha devem ser evitados pelos indivíduos com digestão complicada e ingeridas com moderação por aqueles que não querem acumular uns quilos a mais. “Em contrapartida, melão, mamão formosa, goiaba, acerola, cajá, maçã, tangerina, pera e ameixa têm bandeira livre, com pudor, claro. É preciso pensar que frutas não estão acima do bem e do mal. É um alimento como qualquer outro”, pontua a nutricionista Renata Motta.

Mas o perigo mesmo mora no suco desses vegetais. Os preparos líquidos escondem uma outra face não tão positiva. “Fruta foi feita para comer, não para fazer suco”, dispara a profissional. É que quando ela é batida no liquidificador, as fibras que atrasam a digestão e a elevação do açúcar no sangue são quebradas, aumentando a velocidade de absorção de açúcar delas, a frutose. “Isso gera picos que são prejudiciais ao organismo”, explica a especialista em nutrição.

Segundo ela, nesse sentido, o maior vilão de todos é um item bastante comum na mesa do brasileiro, o suco de laranja. “Se a pessoa fosse comer a laranja, comeria uma. Para se fazer um suco dela, usa-se em média quatro unidades, descartando-se as fibras que ficam no próprio coador do espremedor”, pontua. E qual seria a saída, então? “Além de evitar coar o suco, para não perder as fibras presentes no bagaço, é importante usar uma quantidade mínima de fruta e mais água, assim a frutose ficará menos concentrada. Usar o truque do gelo, colocando-o até metade do copo, também é uma saída”, dá a dica.

FIBRAS
Como as fibras evitam o aumento do índice glicêmico, ou seja, faz com que a glicose seja liberada aos poucos, de acordo com a demanda de energia do corpo, adicione elas aos sucos. Uma colher de sopa de aveia, chia ou linhaça por copo de suco cumpre bem esse papel.

DIABETES
Estudo recente da Escola Médica de Harvard (EUA) diagnosticou que trocando os sucos por um consumo frequente de frutas inteiras, o risco de diabetes cai 7%. O declive pode ser ainda maior se uva e mirtillo forem as escolhidas. Elas diminuem entre 12 e 26% esse risco.

 

>Do Folha de PE e Show de Bola da Orobó FM
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Dom, 16 de Mar. de 2014 -15h11m)


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