Perfil articulador de Sérgio Guerra é lembrado por aliados e oposicionistas

Coroas de flores para Sérgio Guerra lotaram o salão nobre da Alepe. Foto: Guga Matos/JC Imagem

Políticos do âmbito nacional e estadual passaram nesta sexta-feira (7) pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Centro do Recife, para prestar a última homenagem ao deputado federal e ex-senador da República Sérgio Guerra (PSDB). Divergências políticas à parte, representantes da oposição e aliados prestigiaram o velório do parlamentar e ressaltaram a característica articuladora e incisiva que Guerra imprimia aos embates políticos.

Na foto o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Foto: Guga Matos/JC Imagem

No campo dos aliados, o pré-candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves, defendeu a sensibilidade de Guerra com as questões do Nordeste e ressaltou o perfil agregador do parlamentar. “Perde a política brasileira como um todo. Sérgio Guerra tinha uma carreira de absoluta coerência em relação aquilo que pensava ser importante para o Brasil e tinha uma característica que prezo muito que é o destemor e a grande capacidade de aglutinação”, destacou Aécio, pedindo compreensão e recusando-se a falar de política.

O deputado federal Bruno Araújo, que deve assumir a liderança do PSDB em Pernambuco, afirmou que “passado o momento do luto” será dado seguimento ao trabalho iniciado por Guerra. Ele acredita que não haverá mudança de rumo nas decisões sobre as alianças firmadas pelo partido com o PSB a nível estadual, no caso o apoio ao candidato do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Foto: Guga Matos/JC Imagem

Depois do velório na Alepe, o corpo de Sérgio Guerra seguiu para o Cemitério Morada da Paz, onde aconteceu uma missa solene. Por volta das 18h, seguiu para o crematório, em uma cerimônia reservada para a família e os amigos mais próximos. Sobre o seu caixão foram colocadas as bandeiras de Pernambuco e do Brasil.

PSB
Apesar de o momento ser de consternação, o tema político veio à tona inevitavelmente. Questionados sobre a possibilidade de haver um distanciamento entre PSDB e PSB com o falecimento de Guerra, membros do partido socialista estão firmes na convicção de que “nada mudará”.

O ex-ministro da Integração Fernando Bezerra Coelho relembrou o período em que era líder do governo de Roberto Magalhães e Guerra era líder da oposição, pelo então PMDB, e ressaltou a capacidade de dialogar e de conviver com contrastes de Guerra.

Questionado sobre a política de alianças, ele afirmou que o diálogo com as forças que compõem o PSDB estão indo bem. “O diálogo é muito franco, mesmo com os que têm posição contrária. Todos entendem a importância da aliança com a força popular em Pernambuco”, afirmou Bezerra Coelho.

Na área política, Eduardo Campos pontuou que o tucano sabia dialogar tanto com os aliados, quanto com os adversários.

Velório na Alepe. Foto: Guga Matos/JC Imagem

OPOSIÇÃO
Em respeito à memória do parlamentar, o senador Armando Monteiro, pré-candidato do PTB à sucessão estadual, o senador Humberto Costa (PT) e o deputado federal João Paulo (PT) chegaram juntos, no início da tarde, ao velório na Alepe.

Armando Monteiro deixou de lado as muitas divergências no campo político e ressaltou a coragem com a qual Guerra encarou a doença e capacidade de articulação. “É uma perda para Pernambuco. Ele fez da política uma atividade quase missionária, pois tinha uma vida dedicada à política”, disse.

Para João Paulo, Sérgio Guerra era “um adversário sempre forte e um componente importante em toda disputa”.

HISTÓRIA
Guerra faleceu na manhã dessa quinta após 15 dias internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por causa de complicação de um câncer no pulmão, que teria se agravado em decorrência de uma pneumonia.

Foto: Guga Matos/JC Imagem

O velório do deputado contou com a presença de algumas das principais lideranças do PSDB no País: o senador Aloysio Nunes, o prefeito de Manaus Arthur Virgílio, o pré-candidato do PSDB na disputa estadual em Minas Gerais, Pimenta da Veiga.

 

>Do NE 10
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, Eraldo Albuquerque -Orobó; Sex. 07 de Mar. de 2014 -21h12m)


Deprecated: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5523

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale Conosco

Share on facebook
Share on whatsapp

Telefones Úteis

  • OROBÓ FM  81 3656 1264
  • ABRIGO SÃO FRANCISCO de ASSIS 81 3656 1594 / 81 9678 7378 (TIM)
  • BANCO do BRASIL  81 3656 1144
  • CÂMARA MUNICIPAL 81 3656 1143
  • CELPE (Companhia Energética de PE) 81 3621 1279 (Carpina)
  • COMPESA (Companhia de Água e Esgoto de PE) 81 3656 1162
  • COMSEF (Comunidade Semeando o Futuro) 81 3656 1399
  • CONSELHO TUTELAR 813656 1206
  • CORREIOS (Empresa de Correios e Telégrafos) 81 3656 1135
  • DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) 81 3638 1194 (Bom Jardim)
  • DELEGACIA (PC) 81 3656 1190
  • DESTACAMENTO (PM) 81 9513 3884
  • ESCOLA ABÍLIO de SOUZA BARBOSA 81 3656 1499
  • ESCOLA PROFESSORA RITA MARIA DA CONCEIÇÃO 81 3656 1578
  • HOSPITAL SEVERINO TÁVORA 81 3656 1124
  • PARÓQUIA NOSSA SENHORA da CONCEIÇÃO 81 3656 1226
  • PREFEITURA 81 3656 1156
  • SECRETARIA de SAÚDE 81 3656 1177