O temporal que atingiu São Paulo na tarde desta quinta-feira (23) causou pontos de alagamentos, afetou as decolagens no Aeroporto de Congonhas, interrompeu a circulação de trens e deixou passageiros de ônibus ilhados na Zona Sul da cidade.
Confira abaixo os principais efeitos do temporal desta quinta:
Trens e Metrô
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que, por causa de um alagamento, os trens circulavam às 20h por uma única via entre as estações Poá e Antonio Gianetti da Linha 11-Coral.
Outro ponto de alagamento impedia totalmente a circulação entre as estações Aracaré e Calmon Viana da Linha 12-Safira desde as 18h. Por causa disso, vários trens acabaram parados ao longo da Linha 12.
Alguns usuários acionaram dispositivos de emergência e desceram na via férrea. Por causa disso, a CPTM suspendeu as operações e fechou as estações de toda a linha às 19h40. A operação Paese foi acionada, com ônibus percorrendo alguns trechos.

Aeroportos
Às 18h, foram registrados ventos de aproximadamente 57 km/h no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, fechou para decolagens às 18h31 e reabriu às 18h42. Segundo a Infraero, os pousos ocorreram normalmente durante toda a tarde.
Pontos de alagamento
Às 19h15, havia 16 pontos de alagamento ativos na cidade. Onze deles eram intransitáveis: cinco em pontos da Avenida Interlagos e os outros seis na Avenida Roque Petroni Júnior, Avenida Vitor Manzini, Avenida Santo Amaro, Avenida Guarapiranga, Avenida das Nações Unidas e Rua Cesar Franck, todos na Zona Sul.
Os bombeiros enviaram equipes, por volta das 19h, para resgatar passageiros de um ônibus que ficou ilhado na Rua Antonio de Pinho de Azevedo, em Cidade Ademar. Quem estava dentro do veículo precisou ser retirado com auxílio de botes. Ninguém ficou ferido.
Desabamento deixa vítimas
Um imóvel desabou parcialmente na Rua Jorge Rubens Neiva de Camargo, em Americanópolis, na Zona Sul, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas, duas delas com mais gravidade.

(Foto: LuizGuarnieri/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)
Córregos transbordam
O CGE decretou estado de alerta às 18h55 nas subprefeituras de M’Boi Mirim e Campo Limpo, na Zona Sul, por causa do transbordamento do córrego Morro do S, que provoca alagamentos em vias da região. Às 19h15, entrou em alerta a Subprefeitura de Cidade Ademar por causa do transbordamento dos córregos Zavuvus, Cordeiro e Olaria. As regiões deixaram o estado de alerta às 19h40.
Árvores caídas e semáforos apagados
A cidade tinha 10 vias bloqueadas por causa da queda de árvores, e retenções causadas por 63 semáforos com defeito às 19h35, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Entre os sinais de trânsito quebrados, 44 estavam apagados e 19 em amarelo intermitente.
Estados de atenção
A intensidade da chuva fez o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, colocar quase toda a cidade em estado de atenção para alagamentos. As regiões Leste e Sudeste de São Paulo entraram em atenção às 17h15.
Logo depois, foram a Zona Sul e a Marginal Pinheiros, às 17h25. A Zona Oeste, o Centro e a Marginal Tietê também foram atingidos pelo temporal e entraram às 18h10. Todas as regiões voltaram ao estado de observação às 19h40.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, os bairros mais afetados na Zona Leste são os que fazem divisa com os municípios do ABC, como Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Poá. Na Zona Sul, há pontos de chuva forte em Cidade Ademar e Capela do Socorro.

(Foto: Leitora Elisângela Fernandes/ VC no G1)

(Foto: Reprodução/TV Globo)

(Foto: Reprodução/TV Globo)
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó, Qui; 23 de Jan. de 2014 -21h24m)
Deprecated: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5523