A pedra de um reino distante, cangaceiros, os sertanejos João Grilo e Xicó, Nossa Senhora e o Diabo. Esses são alguns dos elementos que irão decorar o desfile do Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, que neste ano presta homenagem a um dos maiores expoentes da cultura nordestina: Ariano Suassuna. Os detalhes do evento foram apresentados nesta quinta-feira, durante entrevista coletiva.
Escritor, dramaturgo, professor, poeta e romancista, Ariano empresta sua obra para o 37° desfile do Galo da Madrugada, intitulado de Frevo no Auto do Reino de Ariano. Para apresentar o tema ilustre escolhido pelo bloco e comemorar o aniversário de 37 anos do Galo, completados hoje, a entrevista coletiva foi realizada na casa de Ariano, no bairro do Poço da Panela.
Durante o encontro, a estratégia para animar aproximadamente os cerca de dois milhões de foliões é: misturar todos os elementos dos trabalhos de Ariano. Artistas pernambucanos como Ed Carlos, André Rio, Almir Rouche, Nena Queiroga, Gustavo Travassos e a banda Som da Terra, que farão shows no desfile do Galo, compuseram cerca de vinte faixas de Frevo, presentes em um CD especial do Galo e no repertório para o desfile, inspiradas na poesia, teatro e romance de Ariano.
Para Rômulo Meneses, presidente do Galo da Madrugada, o grande número de artistas que compuseram canções inspiradas em Ariano reflete a faceta múltipla do artista. “A presença de artistas de diversos estilos nesta edição do Galo da Madrugada mostra como não há preconceitos na obra de Ariano. O trabalho dele é universal e, inclusive, os artistas de outros estados que venham a ser convidados para o Galo, não irão dissonar de nosso frevo”, contou.
Além dos artistas pernambucanos já confirmados, outros artistas nacionais poderão compor o time de atrações do Galo. No entanto, até o momento, só os nomes já citados estão garantidos. Perguntado sobre como se sentia com a homenagem do Galo, Ariano se mostrou entusiasmado e bastante lisonjeado com o tema escolhido para o desfile.
“Para mim, assim como o Sport, o Galo agora é tudo. Eu amo morar no Recife, não trocaria por nenhuma outra cidade grande. O Recife é muito querido por mim e o Galo é um monumento do Recife. Por isso, eu fiquei muito feliz com a ideia da homenagem”, contou. Ao todo, cinco carros alegóricos, inspirados no lado circense de Ariano e nas obras Pedra do Reino, Mulher Vestida de Sol, Cavalhada e Auto da Compadecida, irão compor o desfile.
Para Ariano, que ainda não viu a decoração dos veículos, não haverá um carro alegórico mais especial que o outro. “Minha mãe dizia que os filhos dela tinham sorte para elogio, só não tinham jeito para dinheiro. Para mim, todos os carros, assim como minhas obras, serão especiais. Não haverá um preferido”, disse, enquanto distribuía gargalhadas.
O desfile do bloco do Galo da Madrugada acontece tradicionalmente no sábado de Carnaval, que neste ano cairá no dia 1 de março. Mais informações sobre o percurso e novidades do bloco podem ser encontradas no link.
>Da Folha de PE
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó, Qui; 23 de Jan. de 2014 -19h43m)
Deprecated: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/orobofm/public_html/wp-includes/functions.php on line 5523