Proteína fora da caixa: conheça os alimentos que fornecem o nutriente

Quando se fala em proteína, logo vêm à mente alimentos básicos, como ovo, carne e frango. Tríade imbatível, aliás, no cardápio de quem segue o treino para uma boa formação de massa magra. No entanto, essa não é a única fonte do nutriente capaz de reestruturar o tecido muscular, produzir anticorpos e equilibrar os hormônios. Nos itens do reino vegetal há um aporte nutricional tão valioso quanto o que é fornecido pelos itens de origem animal. E nem precisa ser vegano ou vegetariano para recorrer a eles.

Reformular esse imaginário proteico na rotina dos carnívoros é uma missão que envolve a cultura alimentar. Pois, imagine, que a dieta à base de vegetais é algo recente no dia a dia das pessoas, se comparada com toda história da evolução do homem baseada na caça. A diferença, segundo profissionais de saúde, para itens como brócolis e cenoura, além de leguminosas, como amendoim e amêndoas, está na quantidade de aminoácidos fornecidos.

É que toda proteína, seja de origem animal ou vegetal, é composta por aminoácidos. As que são fonte de origem animal geralmente faz esse aporte de maneira completa, porém possuem quantidade de gordura saturada, que, em excesso, pode ser prejudicial. “Mas esses mesmos aminoácidos essenciais também são encontrados no reino vegetal. Só que, ao invés de reunir praticamente todos eles em um único alimento, nas hortaliças notamos uma distribuição mais igualitária”, defende a nutricionista clínica e membro da Sociedade Vegetariana Brasileira Mayara Brasil.

Tofu
Conhecido como queijo de soja, é um alimento produzido com extrato do grão orgânico ou não. É fonte de cálcio, proteínas de alto valor biológico, pois contém todos os aminoácidos, além de ferro, magnésio, potássio, zinco, fósforo, vitaminas do complexo B (B1, B2, B6) e vitamina E.

Grão-de-bico
Rico em proteína, ácido fólico, vitaminas do complexo B, além das vitaminas K, E e C

Lentilhas
Possui fibras, proteínas, sais minerais, como potássio, magnésio e vitaminas B9 e B6. Além da preparação tradicional, podem ser colocadas em saladas e sopas

Amendoim
É rico em proteínas, vitamina E, magnésio, folato, cobre, fósforo, fibra, niacina e manganês. 15g (1 colher de sopa) possui 4g de proteína

Brócolis
Assim como a couve, o brócolis é formado com 45% de proteína. É fonte de vários nutrientes e tem propriedades alcalinas, responsáveis por equilibrar o organismo e ajudar a eliminar as toxinas do corpo


Foto: Ed Machado/ Folha de Pernambuco
>Da Folha de PE 
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Sexta, 04 de Setembro de 2020 -13h18m)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>