Avião que voa sozinho completa primeiro teste sem auxílio humano

A automação parece estar cada vez mais próxima. Depois dos carros automatizados, chegou a vez dos aviões entrarem no embalo. A empresa aeroespacial e bélica europeia, Airbus, deu um importante passo para a evolução da aviação no mundo: conseguiu ser bem-sucedida em testes que colocaram uma aeronave para taxiar, decolar e aterrissar sozinha, sem qualquer interferência humana. A fase de testes do primeiro avião autônomo já foi finalizada.

O avião testado foi o modelo A350-1000 XWB, que possui espaço para passageiros e pode realizar voos comerciais. A escolha da Airbus foi motivada pela capacidade tecnológica do modelo. Mais de 500 tentativas foram realizadas com a aeronave. A primeira decolagem autônoma bem-sucedida ocorreu em dezembro de 2019, no aeroporto de Toulouse-Blagnac, na França.

A empresa relatou que o único trabalho do piloto, no teste de 2019, foi alinhar o avião com a pista, encostar-se na poltrona e aguardar a decolagem; desta vez, a presença de um ser humano não foi necessária. A partir desse momento, os sistemas de voo tomaram conta, calculando a aceleração e determinando o momento da decolagem dependendo da pista. Até mesmo correções que foram necessárias após a decolagem por causa da interferência do vento são feitas pelo sistema.

Os aviões comerciais já são equipados com um sistema de piloto automático, que é usado somente durante o voo. A diferença dessa aeronave é que a decolagem, aterrissagem e táxi também poderão ser feitos sem a necessidade de interferência de um piloto. O sistema poderá estacionar o avião no portão certo, mas a Airbus acredita que isso seja mais complexo, já que a navegação varia de aeroporto para aeroporto.

*Com informações de Época e UOL


Foto: Reprodução/ Viatrolebus
>Do JC
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Quarta, 29 de Julho de 2020 -11h16m)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>