Conhece as reações curiosas do corpo no inverno?

Os meses de inverno desencadeiam mudanças biológicas que só acontecem em função das baixas temperaturas. Algumas pessoas sentem mais fome, outras se sentem mais magras, e tem aquelas que ficam indispostas. Segundo especialistas, isso tudo é verdade e eles explicam a razão.

Esse período realmente nos deixa inclinados a comer mais, principalmente alimentos calóricos. Sentir frio desencadeia um modo de autopreservação, enviando ao corpo mensagens que são interpretada como desejo por alimentos ricos em carboidratos para aquecer rapidamente, explica a cirurgiã geral Dra. Luciana El-Kadre.

Como transpiramos menos por causa do frio, muitas vezes não bebemos a quantidade de líquido suficiente para o nosso organismo. As crianças principalmente não sentem tanta sede, mas continuam precisando da mesma quantidade diária de água: “A hidratação é importante para manter as mucosas úmidas e auxiliar na barreira que elas criam contra os micro-organismos”, afirma a Dra. Christine Tamar, coordenadora da Pediatria do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN).

Um fato bastante conhecido é que frio é um irritante natural das vias aéreas, pois a baixa umidade do ar e as inversões térmicas realçam a poluição na atmosfera. Por conta disso, as pessoas se acolhem mais e deixam as portas e janelas fechadas, o que é um erro e deve ser evitado. Manter uma rotina de limpeza dentro de casa é fundamental para prevenir os gatilhos das doenças respiratória, alerta a Dra. Christine.

Outra reação curiosa no corpo é que o frio ameniza sintomas como edemas e inchaços, sendo um ótimo aliado para a realização de cirurgias plásticas. Além de diminuir o desconforto, o frio também diminui o inchaço corporal e auxilia no pós-operatório, conta a Dra. Cintia Rios Camilo, médica cirurgiã plástica e especialista em longevidade.

Foto: Pixabay
>Do R7
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Sexta, 09 de Agosto de 2019 -17h50m)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>