Com estoques de sangue em estado crítico, Hemope faz convocação para pedir ajuda a doadores

Por causa das chuvas e do período de férias escolares, o Hemocentro de Pernambuco (Hemope) informa que o estoque de sangue está em estado crítico. Diante do problema, a instituição convoca doadores para assegurar a realização de procedimentos cirúrgicos nas unidades de saúde do estado.

Segundo a diretora de Hemoterapia do Hemope, Ana Fausta, todos os oito tipos de sangue estão com estoques 30% menores do que o necessário. “Quando falamos em situação crítica, significa que, se não entrar nenhuma bolsa, o hemocentro tem capacidade para fazer o fornecimento durante 24 horas”, afirma.

Atualmente, o Hemope responde por mais de 80% de todo o sangue coletado no Estado e 90% da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco.

A gestora diz, ainda, que as maiores demandas são para os sangues dos grupos O e A, os mais comuns na população. “Mas estamos com problemas em todos. Temos uma média de até 350 coletas diárias, mas estamos fazendo, no máximo, 250 coletas por dia”, comenta.

A diretora do Hemope aponta que a baixa de estoque pode comprometer principalmente as cirurgias eletivas, aquelas que são realizadas com marcação antecipada. “São as unidades que decidem se é preciso cancelar cirurgias, mas acredito que a situação esteja chegando a esse ponto”, declara.

Como  doar

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar cópia da identidade.

É necessário ter mais de 50 quilos, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. São exemplos: identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Segundo o Hemope, crachás não são aceitos.

A instituição alerta também que é preciso observar os intervalos entre as doações de sangue: três meses para homens e quatro meses, para mulheres.

O Hemope fica na Rua Joaquim Nabuco, número 171, nas Graças, na Zona Norte do Recife. A instituição funciona das 7h15 às 18h30, de segunda a sábado, inclusive nos feriados.

Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press
>Do G1 PE
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Segunda, 22 de Julho de 2019 -16h38m)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>