Dois suspeitos de participar de agressão a mulher que teve rosto queimado por soda cáustica são detidos

A Polícia Civil prendeu dois suspeitos de participar da agressão a uma mulher de 19 anos que teve o rosto queimado com soda cáustica. Eles foram detidos nesta sexta (5) sob a suspeita de segurar a vítima enquanto o ex-companheiro dela teria jogado a substância corrosiva, que serve para desentupir esgotos, entre outros fins.

O primeiro homem foi detido às 11h45 e o segundo, às 13h. Os nomes e as idades deles não foram divulgados. O ex-companheiro da vítima é procurado pela polícia.

Mayara Estefanny Araújo está internada em estado gravíssimo no Hospital da Restauração (HR), no Centro da cidade, desde a noite da quinta (4), quando aconteceu a agressão no Alto do Progresso, em Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife.

Segundo homem suspeito de participar de agressão a mulher queimada com soda cáustica foi detido às 13h desta sexta (5) — Foto: Reprodução/TV Globo

Segundo homem suspeito de participar de agressão
a mulher queimada com soda cáustica foi detido às 13h desta sexta (5)
Foto: Reprodução/ TV Globo

Após serem detidos, eles foram levados à Delegacia da Mulher, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife, para prestar depoimento à delegada Tereza Nogueira, que investiga o caso. No mesmo local, a mãe da vítima também foi ouvida durante a manhã, mas não conversou com a imprensa.

Na localidade onde Mayara mora e foi agredida, o sentimento de indignação é compartilhado por parentes e vizinhos.

“Não é porque é minha sobrinha, mas os homens não podem fazer isso com a mulher. Isso não se faz, eu estou muito revoltado”, diz o tio da vítima, Elpídio Gomes.

Uma vizinha da vítima que preferiu não se identificar afirma ter visto o momento em que Mayara teve o rosto atingido por soda cáustica e que sabia que a vítima vivia um relacionamento abusivo. “Ela só pedia socorro, a pele dela caiu todinha. É uma dor […] ela não tava mais querendo sofrer na mão dele e já tinha pedido a medida protetiva”, diz.

A irmã da vítima, uma adolescente de 17 anos, conta que Mayara tinha um relacionamento difícil. “Ela disse que ele tinha falado que, se ela não morresse agora, ele ia matar de todo jeito porque não aceita a separação. A gente não aguenta mais isso, está sendo um inferno desde janeiro”, afirma.

Mulher tem rosto queimado por soda cáustica no Recife

Mulher tem rosto queimado por soda cáustica no Recife

A  agressão

O caso ocorreu na saída da casa onde Mayara mora com o filho de 2 anos, no Alto do Progresso. Ela, que trabalha como atendente em uma rede de lanchonete, foi levada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Nova Descoberta antes de ser transferida ao Hospital da Restauração.

Segundo o HR, a jovem teve 35% do corpo queimado e, mesmo em estado gravíssimo, está estável respira com a ajuda de aparelhos. De acordo com a irmã da vítima, o hospital informou à família que Mayara tem 90% de chance de perder a visão dos dois olhos. A assessoria da unidade não confirma o percentual, mas alega que há possibilidade de cegueira devido ao contato com a soda cáustica.

A suspeita da polícia é que a agressão tenha sido cometida por um homem de 27 anos. Segundo a família da vítima, eles viveram juntos durante quatro anos, mas estavam separados há três meses e a jovem tinha, desde janeiro deste ano, uma medida protetiva para que o ex-companheiro não se aproximasse dela.

Violência  doméstica

De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, os crimes de feminicídio, cometidos exclusivamente por questões de gênero, apresentaram uma queda de 11,5% de janeiro a maio de 2019, quando houve 23 ocorrências, em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 26 casos.

Os números de violência contra a mulher, no entanto, apresentam aumento. Isso, segundo a SDS, reflete a alta na procura de atendimento das vítimas das agressões. Entre janeiro e maio de 2019, foram registradas 17.710 queixas de violência doméstica, 8% a mais do que as notificações no mesmo período de 2018.

Foto Destacada: Reprodução/ TV Globo
>Do G1 PE
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Sexta, 05 de Julho de 2019 -12h54m)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>