Tempestade ameaça Recife e Maceió

Novas áreas de instabilidade crescem no litoral leste do Nordeste e ameaçam provocar mais chuva forte sobre Recife. Desta vez, a tempestade pode atingir também a região metropolitana de Maceió e outras áreas no litoral de Alagoas. Há potencial para alagamentos e deslizamentos de terra.

No fim da semana passada, a região da capital de Pernambuco sofreu com graves alagamentos por causa da chuva muito volumosa. Somente entre os dias 13 e 14 de junho, em um local de Recife, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 147,2 mm de chuva. No total de 48 horas, entre 12 e 14 de junho, choveu 213,6 mm que representam 55% da média de chuva para todo o mês de junho. Vários municípios da região metropolitana de Recife tiveram transtornos provocados pela chuva forte do fim da semana passada.

No começo da tarde do domingo, 16, a região metropolitana de Recife estava com muita nebulosidade e chuva e já era possível observar nuvens bastante carregadas próximas ao litoral de Pernambuco. A região de Maceió tinha só muita nebulosidade.

Na imagem da nebulosidade captada pelo satélite GOES-16, às 13h30  em Brasília (16:30 UTC), as nuvens com potencial para chuva moderada a forte aparecem como manchas vermelhas, alaranjadas e amarelas.

Foto: Climatempo

Nuvens muito carregadas próximas do litoral de
PE e da PB no começo da tarde de 16/6/19

Segunda-feira  com  muita  chuva

As áreas de instabilidade avançam do mar e provocam muita chuva sobre o litoral de Pernambuco e de Alagoas nesta segunda-feira, 17 de junho. As regiões metropolitanas de Recife e de Maceió também ficam com tempo instável, com predomínio de céu nublado e chuva no decorrer do dia.  A situação é de alerta para chuva forte e volumosa durante várias horas, com potencial para causar mais alagamentos, desmoronamentos e queda de barreiras. A quantidade de chuva esperada sobre Recife é maior do que a prevista para Maceió. (Veja alerta especial de chuva)

Quando  a  chuva  diminui?

Estas áreas de instabilidade vão enfraquecer já na terça-feira, 18 de junho. A chuva ainda deve ocorrer a qualquer hora, mas já não será volumosa. A partir da quarta-feira, 19, e até o fim da semana, o sol volta a aparecer forte e nebulosidade diminui. Ainda pode chover no litoral de Alagoas e de Pernambuco, mas de forma passageira e com fraca intensidade.

Por enquanto, não há expectativa do retorno da chuva intensa a partir da terça-feira e até o fim da semana.

O outono está terminando. O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, às 12h54 pelo horário de Brasília.

Foto Destacada: Reprodução/ Internet
>Do Terra
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Domingo, 16 de Junho de 2019 -15h18m)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>