Saiba como não desistir da vida saudável

Lá se vão alguns dias desde que você começou a melhorar os hábitos alimentares e a manter uma rotina de exercícios físicos. O corpo já começa a sentir os efeitos da mudança e a mente pede cada vez mais o conforto do sedentarismo junto ao sabor marcante dos alimentos calóricos deixados para trás. Não é fácil. Menos ainda quando os resultados tendem a aparecer com o tempo. Até lá, a vontade de jogar tudo para o alto passa mil vezes pela cabeça. Desistir não é a melhor alternativa, segundo especialistas que dão dicas de como se manter estimulado nesse processo de adaptação rumo à vida saudável. 

A primeira orientação é evitar dietas muito restritivas, daquelas recomendadas para todo mundo na internet. “Elas podem levar a carências nutricionais, uma vez que se torna mais difícil atingir a maior parte das necessidades de micro, vitaminas e minerais, e macronutrientes, carboidratos, proteínas e gorduras. Estas dietas, muitas vezes, são insustentáveis e não refletem um estilo de vida saudável”, alerta a nutricionista Isabella da Costa Ribeiro. Sendo assim, a dica é planejar o que será consumido ao longo do dia, sobretudo quando se está fora de casa, evitando aqueles momentos em que a escolha tende a ser por alimentos gordurosos. 

Além disso, “aposte numa dieta colorida. Isso pode ajudar a sair da monotonia e deixar sua alimentação ainda mais saudável. Variar os itens da sua rotina é importante para garantir um aporte rico em diversos nutrientes. Aqui, também é válido apostar em temperos naturais e receitinhas saudáveis”, completa Costa Ribeiro. Além do mais, a hora da refeição precisa transmitir prazer. “Se você tem uma rotina saudável 80% do tempo, não são os 20% que irão fazer diferença em seus resultados. Então, caso consuma algo que não estava no planejamento, não se culpe, aproveite o momento e, em seguida, retome sua rotina normalmente, sem punições ou mais restrições”, destaca.

Em seguida, especialistas também lembram a importância de se estabelecer metas reais e alcançáveis. Nada de se comparar com aquele amigo ou artista de televisão que, nas redes sociais, exibe um corpo dentro de outro contexto de vida. Nesse ponto, cada pessoa tem seu biotipo com vantagens e desafios.

Organização 
Estabelecer metas de curto e longo prazo também ajuda a colocar a motivação em dia. Segundo a nutricionista esportiva da Cia Athletica Nancy Pernambuco, vale fazer um calendário com os dias de treino e alimentação da semana para poder acompanhar os resultados que certamente virão. 

De olho na velha desculpa da falta de tempo para sair do sedentarismo, ela lembra, ainda, a importância de procurar soluções que se encaixem à realidade da vida moderna. “A Cia lançou, recentemente, a modalidade chamada grit, que trata de uma atividade de alta intensidade feita em curta duração. Nesse caso, o aluno não precisa gastar horas dentro de uma academia para completar todos os seus exercícios”, resume. No mais, a sugestão é seguir a nova dinâmica com a ajuda de um nutricionista.

Tente se adaptar
Segundo a nutricionista Nancy Pernambuco

Não compre itens que estejam fora da prescrição nutricional. Seguir uma lista de compras ajuda a manter a linha

Não vá ao supermercado com fome. Caso contrário, será difícil resistir à tentação das prateleiras

Procure ir às festas já alimentado,
fazendo um lanche ou uma refeição completa antes de chegar ao evento

Não queime os dias de treino. Com a ajuda de um calendário, fica mais fácil seguir a rotina. Se quiser, tire um dia na semana para fazer exercícios leves

Faça trocas saudáveis. Em um bar, ao invés de pedir refrigerante, vá na água com gás com sumo de limão

Envolva a família no mesmo objetivo. Isso evita que, enquanto um come salada, outros provoquem com hambúrguer e pizza na mesa.

Foto: Arte/ Folha de Pernambuco
>Da Folha de PE
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Domingo, 07 de Abril de 2019 -14h32m)

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