Saquinhos e canudos de papel: conheça as novidades do ‘Praia Limpa’ em 2019

O verão chegou e, como todos os anos, colocou todo mundo para curtir a praia. Quem passa por Boa Viagem e pelo o Pina, na Zona Sul do Recife, logo vê que aumentou o público buscando a faixa de areia para se refrescar e relaxar. Mas, como quem vai à praia não quer apenas mergulhar, é na temporada que aumenta a quantidade de lixo descartado nessa parte da cidade. Aí é quando entra em cena o famoso saquinho do Projeto Praia Limpa.

Com o jingle mais marcante da temporada, há mais de 20 anos a ação acontece nessa época do ano em que a cidade ferve. Justo nesse período, segundo a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), são recolhidos da área cerca de 50% a mais de lixo do que se retira nos meses seguintes ao verão.

O Praia Limpa, realizado aos domingos e feriados, segue até maio distribuindo saquinhos de lixo. Neste ano, com novidades. A primeira delas é que as sacolas de plástico das edições anteriores foram substituídas por sacos de papel, onde os banhistas vão guardar o lixo para ser jogado nas lixeiras – agora de papelão – instaladas na orla. Outra novidade desta edição é a distribuição de canudos de papel, aderindo à pegada que tem mobilizado pessoas mundo afora.

 — Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A substituição ocorreu porque o papel, aqui obtido a partir de árvores da espécie pinus plantadas em áreas certificadas, é feito de matéria-prima renovável e que pode ser reciclada após o uso – o que ocorrerá com todo o material da campanha. Outra vantagem é que, uma vez lançado no ambiente, o papel se decompõe completamente em menos de um ano. Além disso, as sacolas suportam, em média, 3kg de lixo, enquanto que as lixeiras foram desenvolvidas para aguentar materiais pesados, como cocos, enfrentar o descarte de líquidos e algumas horas de chuva.

Para o prefeito do Recife, Geraldo Julio, que participou do lançamento do Praia Limpa no dia 31 de dezembro, a ação de educação ambiental vai além do cuidado com a área de lazer. “Todo mundo vem à praia de Boa Viagem, vê essa iniciativa e reproduz esse comportamento no lugar onde mora”, explica ele, que ressalta que, com as novidades do projeto, “o programa avança ainda mais nessa questão da sustentabilidade.”

 — Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em 2019, o Praia Limpa vai distribuir 850 mil sacolas, 50 mil canudos, 130 mil pulseiras de identificação para crianças e espalhar pelo calçadão mais de 40 mil lixeiras. O projeto é realizado pela Globo em parceria com a Prefeitura do Recife e com a produtora de papéis Klabin.

Foto Destacada: Divulgação
>Do G1 PE
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Quinta, 10 de Janeiro de 2019 -11h09m)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>