Saiba como economizar energia ao usar ventiladores e aparelhos de ar-condicionado no verão

Com a chegada do verão, o uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado aumenta para tentar amenizar os efeitos das altas temperaturas. Isso também leva ao aumento do valor da conta de energia, mas mesmo com o uso intensificado dos aparelhos, há maneiras de economizar.

O aposentado Esmeraldo de Albuquerque gasta, em média, R$ 300 na conta de energia na época mais quente do ano. Fora do verão, a média mensal cai para R$ 250.

“Com a chegada do verão, o sol fica mais intenso e evidentemente o calor aumenta, aí você não pode dispensar o ar-condicionado para dormir e o ventilador durante o dia”, conta Albuquerque.

De acordo com o engenheiro de eficiência elétrica Artur Costa, é importante evitar deixar o ar-condicionado em temperatura baixa para economizar energia. A tentação, no calor, é de colocar o ar-condicionado em 16º C, mas isso acaba acarretando um gasto maior de luz.

“O ideal é colocar em 22, 23 graus, o que faz com que o ar-condicionado entre menos no compressor. Então, vai haver economia de energia”, afirma Costa. Quando o equipamento entra no compressor, há um consumo maior e, consequentemente, a conta tende a vir mais alta.

O engenheiro também explica que, ao comprar um equipamento para refrescar o calor, é preciso observar selos que comprovem a eficiência do eletrodoméstico. Um produto um pouco mais caro, mas com melhor eficiência energética, auxilia a gastar menos com a conta de luz.

“Às vezes, a economia não é tanta na hora da compra, mas aquele valor vai ser pago ao longo dos anos, com a economia de energia que o aparelho vai fazer”, diz Costa.

Dicas  itinerantes

Até o dia 10 de janeiro, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) vai fornecer orientações em uma estrutura móvel para conscientizar e ajudar moradores e turistas sobre economia de energia. No espaço, que vai circular pelo Recife e pelas praias do litoral do estado, também é possível fazer negociação de débitos e inscrição na Tarifa Social.

Foto: Reprodução/ RPC
>Do G1 PE
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Sábado, 05 de Janeiro de 2019 -17h39m)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>