Em missa no Dia Mundial das Comunicações, dom Fernando reforça combate a ‘fake news’; veja fotos

Numa missa especial neste Domingo de Ascensão (13), o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, falou sobre o Dia Mundial das Comunicações e reforçou a importância de se promover um jornalismo de paz e combater as “fake news” (notícias falsas). A celebração aconteceu na Catedral da Sé, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.

“Todos nós, católicos, temos um compromisso com o Reino de Deus independentemente da profissão que abraçamos, dando testemunho do poder de Deus em nossas vidas. Neste dia, o Papa Francisco enviou uma mensagem defendendo o compromisso com a verdade, para que cada um de nós não permita que falsas notícias se expandam e prejudiquem outros homens e mulheres. Uma vez que a imagem de alguém é manchada, dificilmente ela poderá ser recuperada. Por isso, a Verdade deve ser nosso compromisso pleno, como evangelizadores e propagadores da Boa Nova”, alertou ele, durante a homilia.

Dom Fernando acrescentou que o Papa Francisco, ao enviar sua comunicação, não se dirigiu diretamente aos brasileiros, mas que “ela chegou até nós num momento muito oportuno, nessa fase pré-eleições em que existem muitas fake news sendo multiplicadas por aí”. “Precisamos ter coragem de denunciar as coisas, de falar a verdade. Porque é a Verdade que liberta. É necessário colaborar com a transformação do Brasil, aproveitar esse momento de eleição para votar com seriedade, sem ceder absolutamente a tentações que levem as pessoas a vender votos e outros atos dessa natureza. Temos que votar com responsabilidade, sabendo que o voto é uma grande oportunidade de melhorar nosso país”, acrescentou. 

Público  presente  aprova  temática 

As voluntárias da Pastoral Carcerária Aldineide Afonso, de 52 anos, e Ana Virgínia Henriques, 61, assistiram à celebração e falaram sobre a importância do tema. “A Igreja é uma instituição que congrega muitas pessoas e não pode ter uma postura alienada, longe da realidade. Se o arcebispo fala sobre um tema, os membros da congregação acreditam. Por isso é imprescindível essa indicação de que se deve buscar a verdade e combater as notícias falsas que afetam nossa conjuntura nacional”, afirmou a assistente social Aldineide. 

A professora aposentada Ana Virgínia reforça e vai além. “Se a Igreja usasse o poder que tem para combater isso durante as homilias, as pessoas não engoliriam tantas mentiras. Acho importantíssimo que se discuta essa questão. A Igreja tem um grande poder de penetração, tem acesso a todas as camadas da população, dentro de comunidades espalhadas por todo o mundo. Então é preciso ter responsabilidade e saber ocupar esse espaço para propagar as coisas certas”, alertou.

Carregando um flabelo decorado com uma pomba da paz, feito por ele mesmo com garrafinhas plásticas de refrigerante, o catador de latinhas e artesão Reginaldo de Souza, de 54 anos, também compartilha da opinião de que o assunto pode e deve ser discutido em todos os âmbitos, inclusive dentro da igreja. “Moro aqui em Olinda e um site humorístico uma vez fez uma matéria comigo, dizendo que eu tinha ganhado o Prêmio Nobel da Paz por causa da minha intervenção na Guerra da Síria. Não sei se alguém acreditou, mas muita gente viu e onde passo sou reconhecido e as pessoas tiram brincadeira. Fico imaginando se fosse uma coisa séria, como isso ia ter impacto sobre mim. Se fosse uma fake news falando mal de mim, minha vida estaria devastada. Então, é muito importante que quem trabalha com comunicação saiba que depois que a notícia sai, não tem volta. É preciso que se tenha mais amor com o próximo e tomar cuidado com o que se diz”, avaliou.

Dia  das  Mães  e  de  Nossa  Senhora  de  Fátima  

Além de ser o 52º Dia Mundial das Comunicações, o 13 de Maio é o Dia de Nossa Senhora de Fátimae, neste ano, coincidiu com o Dia das Mães e com o Dia da Ascensão (quando Jesus sobe aos Céus e envia seus apóstolos em missão para anunciar o Evangelho).

Dom Fernando Saburido convidou para a celebração que vai acontecer à tarde, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na rua Oliveira Lima, na Boa Vista (dentro do antigo Colégio Nóbrega), lembrando que o Recife tem a honra de ter construído o primeiro santuário do tipo no mundo. 

“Que Nossa Senhora, Mãe de todas as mães, possa inspirar a todas para serem servidoras, a não se fecharem apenas no seio da família, procurando levar seu amor mais longe, para que de fato possamos viver tempos melhores e construir uma sociedade que se ama mais, se respeita, se protege”, afirmou. 

O arcebispo conferiu uma benção especial a todas as mães presentes e aos diversos profissionais de comunicação que compareceram à missa. Durante a celebração, ele deu posse ao padre Alexsandro Corazza, que tornou-se o novo vigário Episcopal para a vida consagrada.

Dom Fernando Saburido celebra missa em homenagem ao Dia Mundial das Comunicações

Dom Fernando Saburido celebra missa em homenagem ao Dia Mundial das Comunicações

Dom Fernando Saburido celebra missa em homenagem ao Dia Mundial das Comunicações

Dom Fernando Saburido celebra missa em homenagem ao Dia Mundial das Comunicações

Dom Fernando Saburido celebra missa em homenagem ao Dia Mundial das Comunicações

Dom Fernando Saburido celebra missa em homenagem ao Dia Mundial das Comunicações

Fotos: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco
>Da Folha de PE
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Domingo, 13 de Maio de 2018 -15h47m)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>