Enem: Especialista em língua portuguesa dá dicas de como atingir nota máxima na redação

Acredite. Escrever é mandar recado. A receita de uma sobremesa é um recado. O convite para a festa de aniversário é um recado. O horóscopo publicado no jornal é um recado.  A prova que você faz na escola é um recado.  A dissertação de mestrado é um recado.

A gente manda e recebe recados todos os dias. A secretária anota a mensagem para o chefe. O médico prescreve o remédio para o enfermo. O professor dá o tema da redação. Você escreve uma carta para seu amigo. Seu coleguinha manda um zap para você. É tudo recado.

E a dissertação do Enem? É recado. Então por que aquele frio na espinha? Só de pensar nela as mãos ficam geladas. O coração dispara. O suor jorra. Os sintomas têm um nome — medo. Do quê? O que apavora é não ter nada para dizer.

Qual a saída? Ser esperto.  Você já leu muitos livros, revistas e jornais. Viu dezenas de filmes. Conversou sobre variados assuntos.  Assistiu a incontáveis telejornais. Está pra lá de preparado. Tem assunto pra dar e vender.  Na hora de mandar o seu recado, fique calmo. E siga as dicas.

Olho nos critérios

O que a banca examinadora leva em conta na hora da correção? São cinco critérios — ordens que devem ser seguidas tim-tim por tim-tim. Ignorá-los rouba pontos e pode, até, levar à anulação da prova. Valha-nos, Deus! Vigiar e orar é a regra. Vamos a eles?

4 1. Domínio da língua: escreva a norma culta. Não significa palavras difíceis nem frases complicadas. Grafe as palavras como manda o dicionário. Nada de brincadeirinhas que a gente faz na internet. Respeite a concordância, a regência, a pontuação, as flexões de verbos e nomes, o emprego e a colocação de pronomes — do jeitinho que você aprendeu na escola, aplicou nas provas e exercícios, lê em jornais, revistas e livros. Nada de mais.

4 2. Compreensão do tema: entenda a ordem. Se o enunciado for “por que descriminar a maconha”, fale dos porquês (uso medicinal, redução do tráfico, diminuição da violência, maior controle). Não enrole. Rondar o tema sem chegar ao núcleo pode anular a prova. Se você, por exemplo, dissertar sobre os riscos da maconha para a saúde, fugirá do tema. Adeus!

4 3. Seleção e organização dos argumentos: o Enem exige dissertação. Quem disserta defende um ponto de vista. Faça um plano. Busque ideias, citações, exemplos pra sustentar sua tese. Não dê chance ao azar. Se você apresentar poema, conto ou crônica, já era.

4 4. Coesão: palavras, orações, períodos, parágrafos não ficam soltos no texto. Uns conversam com os outros. A língua oferece recursos pra ligá-los. Às vezes, a sequência das ideias dá conta da coesão. Outras vezes, preposições, conjunções, pronomes, partículas de transição fazem o texto parecer uma equipe, não um monte de jogadores soltos, perdidões. Compare estes enunciados:Os meninos foram ao hospital visitar o amigo. O supermercado estava lotado. O que uma frase tem a ver com a outra? Nada. Quem escreveu os períodos sonegou informações. Vamos devolvê-las. Com elas, os enunciados ganham coesão: Os meninos foram ao hospital visitar o amigo. Pararam no caminho para comprar frutas. Mas desistiram. O supermercado estava lotado.

4 5. Proposta de solução: o texto deve ser escrito na 3ª pessoa. Não dê a vez ao pronome eu. E, no final, proponha uma intervenção social pra resolver o problema. Seja abrangente. Convoque o governo, o Congresso, o Judiciário, a escola, a família, a Igreja, ONGs para atingir o objetivo.

Planejamento

Você vai escrever um texto de 30 linhas, não um livro nem um verbete de enciclopédia. O primeiro passo é traçar um caminho. Um só. O desafio: especificar a ideia que tem na mente. Torná-la clara como a luz do sol. Chegar lá não é nenhum bicho de sete cabeças. É fácil como andar pra frente ou tomar um sorvete gostoso. Siga este plano.

4 1. Respire fundo. Três vezes. Devagarinho. Deixe o ar chegar lá embaixo, no fundão da barriga. Visualize o umbigo. Sorria para ele. Por dentro e por fora.

4 2. Leia o tema da redação três vezes. Entenda.

4 3. Planeje o texto: delimite o tema, defina o objetivo, selecione as ideias capazes de sustentar sua tese. Depois, faça um plano como o proposto no esqueminha:
Tema (o quê?): o assunto geral do texto.
Delimitação do tema (o que do quê?): aspecto do tema que vai ser tratado.
Objetivo (para quê?): aonde você quer chegar com seu texto? O que quer provar?
Ideias do desenvolvimento (como chegar lá?): argumentos, exemplos, comparações, confrontos e tudo que ajudar na sustentação do ponto de vista que você vai defender.
 
4 4. Exemplo 
Tema: Violência
Delimitação do tema: Violência na escola
Objetivo: Demonstrar que se devem tomar medidas repressivas e preventivas para acabar com a violência nas escolas
Ideias do desenvolvimento: Causas e consequências da violência na escola, briga de alunos, gangues rivais, armas, violência doméstica, álcool, drogas, alunos e professores agredidos, sociedade e escola violentas, soluções, medidas repressivas, aumento do policiamento, convocação de psicólogos e assistentes sociais.
Pronto. Plano feito, foco nele. Selecione as ideias do desenvolvimento mais adequadas à tese proposta. Você vai transformar o esqueleto em texto capaz de convencer o leitor — com começo, meio e fim.

Foto: Marcello Casal Jr /Agência Brasil
>Da Folha de PE
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Terça, 31 de Outubro de 2017 -12h37m)

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