No dia de Nossa Senhora do Carmo, fiéis fazem preces e homenagens à padroeira do Recife

Divididos entre pedidos e agradecimentos à proteção de Nossa Senhora do Carmo, milhares de fiéis comparecem à Basílica do Carmo neste domingo (16), no auge da 321ª edição da festa em homenagem à padroeira do Recife. Em sua maioria usando branco e amarelo, cores tradicionais da santa católica, os devotos assistem às missas, acendem velas e fazem preces. Após as 17h, teve início a procissão pelas ruas do Centro da capital pernambucana para homenagear a santa.

Com o tema ‘Viva a Mãe de Deus e Nossa – o carmelo rejubila no tricentenário do teu encontro no solo brasileiro’, a festa faz uma alusão aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Além das missas, há shows e programação infantil no local.

Pátio do Carmo, no Centro do Recife, ficou repleto de fiéis na tarde deste domingo (16), dia de Nossa Senhora do Carmo (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Pátio do Carmo, no Centro do Recife, ficou repleto de fiéis
na tarde deste domingo (16), dia de Nossa Senhora do Carmo
Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press

Para quem divide o nome com a santa, a relação parece ser ainda mais estreita. “Eu tive uma irmã chamada Maria do Carmo, mas ela morreu quando ainda era um anjo. Depois que eu nasci, minha mãe me deu o mesmo nome e acho que não poderia ser outro”, comenta a dona de casa Maria do Carmo Viana, feliz por ser ‘xará’ da padroeira do Recife.

Em meio às orações diárias, um acidente de carro há cinco anos tornou suas preces ainda mais urgentes. “Quebrei uma perna, mas já estou ótima porque sei que ela intercedeu. Tenho muita devoção a ela porque minha mãe já era devota. Ela [Nossa Senhora] é a minha mãe e eu ajo como filha”, ressalta, sentindo-se grata pelas graças alcançadas.

Maria do Carmo divide o mesmo nome da padroeira do Recife e renova a fé em Nossa Senhora (Foto: Marina Meireles/G1)

Maria do Carmo divide o mesmo nome da padroeira do Recife
e renova a fé em Nossa Senhora
Foto: Marina Meireles/ G1

De acordo com a Basílica do Carmo, a expectativa é de que cerca de 200 mil fiéis acompanhem a procissão, que sai da Basílica e circula por vias do Centro até retornar ao ponto de partida. Devido à caminhada religiosa, o trânsito na área recebe bloqueios até as 21h. Itinerários de algumas linhas de ônibus também foram temporariamente alterados.

Procissão em homenagem a Nossa Senhora do Carmo reúne milhares de fiéis no Centro do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Procissão em homenagem a Nossa Senhora do Carmo
reúne milhares de fiéis no Centro do Recife
Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press

Foto Destacada: Marlon Costa/ Pernambuco Press
>Do G1 PE

>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Domingo, 16 de Julho de 2017 -19h33m)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>