Após seis dias de paralisção, enfermeiros da rede de saúde do Recife encerram greve

Após seis dias de paralisação, os enfermeiros da rede municipal de saúde do Recife decidiram encerrar a greve, nesta quinta-feira (24). A decisão foi tomada durante assembleia da categoria, realizada nesta manhã. Em nota, o Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (Seepe) informou que um dos fatores que levou os trabalhadores a retornar às atividades foi o fato de a Prefeitura do Recife dizer que só retomaria as negociações caso os profissionais finalizassem a greve. Uma comissão de enfermeiros ficou de ser recebida pela Secretaria de Saúde do Recife.

O sindicato que representa a categoria afirmou que foi surpreendido com a decretação da ilegalidade da greve, na decisão do desembargador Alberto Nogueira Virgínio, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na última terça-feira. Na liminar, o magistrado determinou o retorno imediato dos profissionais ao trabalho e fixou multa diária de R$ 100 mil, caso a ordem fosse descumprida. “É importante frisar que a categoria não descumpriu nenhum requisito legal para a deflagração da greve, tendo a referida decisão judicial se baseado apenas na vontade da Prefeitura do Recife em reabrir as negociações”, defendeu-se o sindicato.

A greve dos enfermeiros do Recife foi deflagrada na última sexta-feira (18). Em junho, o governo municipal ofereceu um reajuste salarial de 10,25%, que seriam divididos em pagamentos de 5% em novembro deste ano e os outros 5,25% ficariam para janeiro de 2015. Os profissionais exigem, no entanto, 21% de aumento, além de melhores condições de trabalho e de um plano de cargos e carreiras. A categoria também pede o recebimento mensal da verba do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que é destinada à Saúde.

>Da Folha de PE
>Via Dep. de Jorn. da Orobó FM, (Eraldo Albuquerque -Orobó; Quinta, 24 de Julho de 2014 -17h34m)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>